Livro ‘Halo’ e os bastidores da criação de ‘Violator’, do Depeche Mode


Livro Halo sobre Violator, do Depeche Mode

Sétimo álbum de estúdio do Depeche Mode, Violator foi lançado em março de 1990, sendo o sucessor de Music for the Masses (1988). O álbum recebeu críticas generosas e foi muito bem recebido pelos fãs. Ele também ajudou a expandir a base de seguidores da banda ao apresentar uma sonoridade mais soturna, algo que a banda vinha ensaiando desde Black Celebration (1986), e a introdução de elementos como o Blues (Personal Jesus).

Em uma entrevista a de 1990 ao semanário NME, Martin Gore comentou sobre o novo direcionamento para Violator: “Nos últimos cinco anos, acho que aperfeiçoamos uma fórmula; minhas demos, um mês em um estúdio de programação, etc. etc. Decidimos que nosso primeiro disco dos anos 90 deveria ser diferente”.

Capa de Halo, livro sobre Violator, do Depeche Mode

Violator tem produção do “mago de estúdio” Flood em parceria com o quarteto e mixagem de François Kevorkian. O disco foi gravado entre maio e setembro de 89, com o processo de gravação e masterização em cinco estúdios Logic (Itália), Puk (Dnamarca), The Church (Inglaterra), Master Rock (Inglaterra) e Axis (EUA). Mais de 7 milhões de cópias foram vendidas na época do seu lançamento e tem canções que se tornariam hits instantâneos como “Personal Jesus”, “World in My Eyes”, “Enjoy the Silence” e Policy of Truth”, todas lançadas em singles.

Previsto para ser lançado no dia 29 de setembro, o livro Halo: The Story Behind Depeche Mode’s Classic Album Violator (Grosvenor House Publishing), de Kevin May and David McElroy, dois fãs do grupo, pretende fazer um aprofundamento no universo de criação de Violator através de entrevistas com diversas pessoas que estiveram em volta e nos bastidores da confecção do álbum, considerado por muitos o melhor do Depeche Mode.

No anúncio do livro, pode-se ler: “More than an album biography, ‘Halo’ goes deep behind the scenes of the band’s ‘Violator’ period. The book takes the form of a detailed oral history from those who were there in the studio with the band, working behind the cameras, designing sleeves and appearing in the videos; support acts, tour managers, publicists and fans.”

+++ Leia a resenha de ‘Spirit’, do Depeche Mode
+++ Leia a resenha do livro ‘Unknown Pleasures’, de Peter Hook

Na época de Violator a formação do Depeche Mode era: Dave Gahan, Martin Gore, Andy ‘Fletch’ Fletcher e Alan Wilder. Wilder saiu da banda em junho de 1995 e Fletcher faleceu no último 26 de maio.

Até o momento, não há previsão de lançamento do livro em Português.


Previous Os 30 anos de 'Copper Blue', do Sugar, álbum que trouxe a volta do peso das guitarras
Next Björk lança "Atopos", single de 'Fossora', e apresenta videoclipe; Assista

No Comment

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *