Fossora, o novo álbum de inéditas da cantora islandesa Björk será lançado no próximo dia 30 de setembro. São quase cinco anos desde seu último disco de estúdio, Utopia, lançado em novembro de 2017. Fossora é o seu décimo álbum de estúdio e trará treze novas canções, incluindo uma faixa título e “Atopos”, o single que abre o disco.
Lançada hoje em todas as plataformas digitais, com direito a videoclipe e tudo (ASSISTA AO FINAL), o título na nova canção é uma palavra de origem grega e significa “incomum”, “fora do lugar”.
Com um arranjo que dá lugar a alguns espaços vazios, “Atopos” tem o lado percussivo como elemento de destaque, com batidas secas e pesadas, sendo adornada por instrumentos de sopro, sintetizadores e a voz sempre marcante da cantora, que utiliza o conhecido recurso de sobreposição de vozes tão comum em suas criações. A letra fala sobre esperança e deixar de lado as diferenças e tentar se conectar com o outro pelas coisas que se tem em comum:
“Essas não são apenas desculpas para não se conectar?
Nossas diferenças são irrelevantes
Para apenas nomear as falhas
São desculpas para não nos conectar
Se não crescermos para fora em direção ao amor
Vamos implodir para dentro em direção à destruição”
Com uma ambientação visual soturna e predominância do tom azul, o vídeo tem direção de Viðar Logi, fotografia de Shadi Chaaban e direção criativa da própria Björk.
+++ Leia notícia sobre ‘Inside Björk’, documentário sobre a cantora
Björk comentou sobre “Atopos”: “is a good intro …. kinda like Fossora’s passport. Sonically a heavy bottom-ended bass world we have 6 bass clarinets, punchy sub drilling, nesting and digging us into the ground”.
Fossora será o décimo álbum de estúdio de Björk em carreira solo desde o fim do Sugarcubes em 1992. Seu álbum de estreia foi Debut, de 93.
No Comment