The Jesus and Mary Chain anuncia ‘Glasgow Eyes’ e lança o single ‘jamcod’


the-jesus-and-mary-chain-foto-mel-butler
Crédito: Mel Butler

Segundo os irmãos Reid, sucessor de ‘Damage and Joy’ (2017) tem influências de Suicide e Kraftwerk

Comemorando quatro décadas de sua formação, os escoceses do The Jesus and Mary Chain anunciou o lançamento de Glasgow Eyes, seu oitavo álbum de estúdio, que será lançado em 2024. O novo trabalho do grupo capitaneado pelos irascíveis irmãos Reid sucede Damage and Joy, de 2017, que era uma espécie de requentado de canções lançadas pelo duo em projetos diversos com novas roupagens, e marcou o retorno discográfico após dezenove anos.

De acordo com o comunicado passado à imprensa, o novo trabalho trará influências de Suicide, Kraftwerk e até mesmo influências de Jazz: “Não espere que o Mary Chain se torne jazz”, disse Jim. “As pessoas deveriam esperar um disco de Jesus and Mary Chain, e isso é certamente o que Glasgow Eyes é. Nossa abordagem criativa é notavelmente a mesma de 1984, basta ir ao estúdio e ver o que acontece. Entramos com um monte de músicas e deixamos seguir seu curso. Não existem regras, você apenas faz o que for preciso. E há uma telepatia aí – somos aqueles esquisitos, quase gêmeos, que terminam as frases um do outro”.

Em entrevista ao site NME, Jim Reid falou um pouco mais sobre Glasgow Eyes: “Suponho que estávamos pensando que seria muito bom mexer em alguns sintetizadores e talvez apenas ajustar um pouco o som”. E também sobre o primeiro single: “Foi sobre o fim da banda. Na verdade, era sobre a noite no House of Blues quando a banda se separou. Há outra música, ‘Chemical Animal’, que é semelhante, mas diferente, porque eu estava pensando na época das drogas e em como era”.

A banda também apresentou a capa, lista de faixas (VEJA AO FINAL) e o primeiro single do novo disco, “jamcod”. O single que dá início aos trabalhos de divulgação de Glasgow Eyes já saiu com um videoclipe. Com uma sonoridade crua e arranjo minimalista, são perceptíveis o uso de elementos eletrônicos (batidas e synths) se misturando às guitarras distorcidas de William. No título das canções é possível ver referências aos Beatles, The Eagles e Lou Reid.

+++ Leia notícia sobre disponibilização de ‘Sunset 666’, do The Jesus and Mary Chain

Glasgow Eyes foi gravado no estúdio Castle of Doom, de propriedade do Mogwai, em Glasgow, o mesmo em que o grupo gravou o disco anterior. O lançamento será dia 08 de março pelo selo londrino Fuzz Club Records.

CAPA E FAIXAS DE ’GLASGOW EYES’

the-jesus-and-mary-chain-glasgow-eyes-artwork
01. Venal Joy
02. American Born
03. Mediterranean X Film
04. jamcod
05. Discotheque
06. Pure Poor
07. The Eagles and The Beatles
08. Silver Strings
09. Chemical Animal
10. Second of June
11. Girl 71
12. Hey Lou Reid

Previous 'Culpa e Desejo' tenta provocar com tema tabu, mas é uma obra tediosa
Next 'Jogos Vorazes - A Cantiga dos Pássaros e das Serpentes' aborda com pessimismo as inclinações humanas

No Comment

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *