Completando 20 anos, ‘DIG!’ ganhará edição atualizada, ‘DIG! XX’


dig-xx-brian-jonestown-massacre-dandy-warhols

‘DIG! XX’ mostra a rivalidade entre o The Brian Jonestown Massacre e The Dandy Warhols, e estreará no Festival de Cinema de Sundance de 2024

Dirigido pela cineasta norte-americana Ondi Timoner, Dig! foi lançado originalmente em 2004. Sua estreia aconteceu no Festival de Cinema de Sundance daquele ano, onde ganhou o Grande Prêmio do Júri de Documentário. Comemorando 20 anos de seu lançamento, o filme ganhará uma versão atualizada, DIG! XX, e estreará no mesmo festival em 2024, cerca de 20 anos depois.

Fruto de um trabalho de filmagens de sete anos, o filme acompanha a trajetória de duas bandas de Portland que eram amigas e que acabaram se tornando rivais ferrenhas, o The Brian Jonestown Massacre, de Anton New Comb, e o The Dandy Warhols, de Courtney Taylor-Taylor, que não ficaram satisfeitos com o resultado do documentário, por acharem que ficou muito centrado nas brigas das bandas.

A nova versão foi remasterizada e tem cerca de quarenta minutos a mais do que a versão original, atualizando a trajetória dos grupos até os dias atuais, e foi comentada no anúncio do lançamento: “40 minutos adicionais cuidadosamente selecionados, trazendo a história até os dias de hoje”. Além disso, a narração original de Courtney foi substituída pela do pandeirista do BJM Joel Gion.

https://youtu.be/dUZDSzE3qIQ

A diretora comentou sobre a sua nova versão do filme:

“Vinte anos atrás, tínhamos 2.500 horas de filmagem e um corte de cinco horas, então muitas coisas realmente ótimas chegaram à sala de edição. Muitas dessas fitas têm mais de um quarto de século, então se quisessemos compartilhar mais dessa história maluca, seria agora ou nunca. Adicionamos 35 minutos adicionais de joias cuidadosamente selecionadas e uma visão de dentro do The Brian Jonestown Massacre por meio de uma nova narração de Joel Gion, o pandeiro da banda, que contrabalança a narração original do vocalista do The Dandy Warhols, Courtney Taylor. Agora os fãs podem assistir a história através dos olhos de ambas as bandas e acompanhá-las até hoje, enquanto refletem sobre o impacto do DIG! sobre eles e sobre o nosso cultura”

+++ Leia em LANÇAMENTOS sobre o homônimo álbum do Brian Jonestown Massacre, de 2019

Essa versão revisada de Dig!, rebatizada como DIG! XX, parece ter agradado os líderes das duas bandas envolvidas, ambas ainda na ativa, já que compartilharam sobre o lançamento.

dig-xx-brian-jonestown-massacre-dandy-warhols

 

Previous 'Propriedade' usa da violência para falar sobre a exploração da classe trabalhadora
Next Preocupantemente necessária, 'Uma Pequena Luz' é uma minissérie fundamental

No Comment

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *