Como era de se esperar, da mesma forma surpreendente que o grupo islandês lançou o single “Blóðberg”, assim o fez com ÁTTA, seu mais novo álbum após aproximadamente 10 anos desde Kveikur (2013), que só foi anunciado um dia antes de seu lançamento, na data de hoje (16/06).
Reunindo dez canções, incluindo o single citado, o novo álbum apesenta a banda compondo canções em que o lado mais orquestrado é a tônica. Dentro dessa opção estética, o grupo segue construindo canções com longas passagens instrumentais e de ambientações épicas, com forte apelo emocional e conexão com o ouvinte através da sensação imersiva. A voz singular (em falsete) de Jónsi paira de uma forma quase etérea sobre essa paisagem sonora repleta de uma beleza melancólica.
Jónsi disse em um comunicado que os três músicos se viram “só querendo ter uma bateria mínima e que a música fosse realmente esparsa, flutuante e bonita”. Ele continuou: “Estamos ficando mais velhos e mais cínicos, então eu só queria nos mover para que sentíssemos algo!”.
+++ Leia sobre o lançemanto de ‘Obsidian’, de Jónsi (Sigur Rós)
Atualmente o Sigur Rós é um trio, que tem em sua formação o multinstrumentista Kjartan Sveinsson (que retornou ao grupo em 2022), o vocalista Jónsi e o baixista Georg Holm. Oitavo álbum de inéditas do grupo, em Átta o grupo deixa pra traz a sonoridade que marcou seu álbum anterior e traz dez novas faixas repletas de dramaticidade e beleza instrumental, mantendo-se no percurso que haviam apresentado no primeiro single.
A banda contou com a ajuda da London Contemporary Orchestra, conduzida pelo maestro conduzida por Robert Ames, para dar vida a essas composições marcadas pela densidade e clima invernal. O álbum foi produzido pela banda e tem co-autoria de Paul Corley.
CLIQUE PARA OUVIR ’ÁTTA’
Sigur Rós - Átta
01. Glóð 03:39
02. Blóðberg 07:16
03. Skel 04:58
04. Klettur 06:31
05. Mór 05:47
06. Andrá 04:07
07. Gold 05:13
08. Ylur 05:55
09. Fall 03:27
10. 8 09:41
No Comment