Sara Não Tem Nome aborda questões sociais em “Cidadão de Bens”


Sara Não tem Nome - Cidadão de Bem
Foto | Julia Baumfeld

Cidadão de Bens é o novo lançamento da multiartista brasileira Sara Não Tem Nome, apresentada oficialmente hoje. Composta e divulgada numa versão voz e violão em 2018, a versão 2022 mantém a estrutura minimalista, acrescentando batidas eletrônicas e sopros pontuais (a cargo de Juventino Dias e João Paulo Buchecha).

O que é mais contundente na faixa, bem curtinha, é a letra (ACOMPANHE AO FINAL), cujos versos refletem sobre a sociedade brasileira e os chamados “cidadãos de bem”, transformada aqui em “cidadão de bens”.

Conforme material de divulgação enviado a imprensa, o single faz parte do álbum “A Situação”, com patrocínio da Natura Musical, lançado pelo selo Grão Pixel. E a música reflete sobre o momento atual de disputa no cenário político brasileiro, em que valores éticos e morais têm sido discutidos e questionados.

Adiantando sobre os temas do novo álbum, Sara Não tem Nome nos informa que eles tratam da situação política e social do país, marcada por discursos de ódio, fake news e clima de tensão, numa espécie de repetição amplificada de 2018:

A Situação conta com treze faixas que abordam questões políticas e sociais atuais, entre as quais as ameaças à democracia, aos direitos humanos e aos direitos trabalhistas, os limites entre indivíduo e coletivo, entre o eu e o outro, a depressão e outras doenças psíquicas que marcam nosso século, a liberdade de expressão e as novas formas de censura, entre outros assuntos relacionados.

As gravações do single foram realizadas nos estúdios Quarto Intergaláctico, Garaginha e no estúdio Frango no Bafo. A produção musical é assinada por Sara Não Tem Nome e assistência de produção de Desirée Marantes e Victor Galvão. A capa do single, repleta de imbologia, é assinada pelos artistas Randolpho Lamonier e Victor Galvão.

O último álbum de inéditas de Sara Não Tem Nome foi Ômega III, lançado em 2015. E “Exausta” foi o seu single mais recente, lançado em 2022.

Cidadão de Bens

Morto
Por dentro
Sua alma já se foi
Faz tempo

Cidadão de bens
Cidadão de bens

Acima de tudo
Por cima de todos
Seu ódio
Quer nos engolir
Seu ódio
Vai te destruir

Cidadão de bens
Cidadão de bens

Não respeita as diferenças
Ignora as evidências
Só enxerga
O que os seus olhos querem ver
Só enxerga
O que os seus olhos querem ver

Cidadão de bens
Cidadão de bens
Cidadão de bens
Cidadão de bens

Previous 'Frenzy' marca a volta de Iggy Pop ao barulho garageiro
Next 'Necropolítica', do Ratos de Porão, é o mais contundente e político do ano

No Comment

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *