‘The Last Broadcast’ e a competição pelo Pop perfeito no Rock inglês


Doves - The Last Broadcast

Que a imprensa se emociona demais já sabemos! Sempre surge a banda que vai salvar o Rock ou o paladino que tomará para si a coroa do Rei do Pop.

Em 2002, duas bandas inglesas lançavam seus respectivos segundos álbuns: em agosto, os londrinos do Coldplay colocou na praça A Rush Of Blood To The Head, um belíssimo álbum de canções pop classudas, cheias de orquestrações e letras melancólicas, mas que apontavam para um ambiente um pouco mais ensolarado que seu álbum de estreia. O álbum foi um tremendo sucesso, catapultou a banda para o sucesso mundial e o resto é história (cá entre nós, uma história bem monótona, por sinal).

Meses antes, porém, a banda de Manchester Doves também lançava seu segundo álbum, The Last Broadcast, em abril daquele ano.

Assim como seus companheiros/rivais de Londres, o Doves havia sido aclamado no lançamento de seu primeiro álbum, o etéreo e melancólico Lost Souls, de 2000. Antes disso, a banda – um trio, na verdade – fazia parte da cena Dance eletrônica inglesa, sob o nome Sub Pop. Durante os anos 90, lançaram um álbum chamado Southern Trees, do qual o single “Ain’t No Love (Ain’t No Use)” garantiu relativo sucesso. Chegaram a ter músicas em parceria com o rapper Tricky, uma das mentes por trás do fabuloso Massive Attack.

Na virada do século, porém, mudaram o nome e a temperatura das coisas, e diante do moderado sucesso de seu primeiro álbum, muito se aguardava de The Last Broadcast.

A imprensa especializada adorou.

O primeiro single, “There Goes The Fear”, uma otimista canção sobre deixar a indecisão de lado e tomar ações, foi um tremendo sucesso, e a imprensa garantia que The Last Broadcast seria “a salvação” do Rock inglês, quiçá mundial. Enquanto o Punk Funk de Franz Ferdinand e congêneres tomava conta de tudo, o Pop Rock classudo proposto pelo Doves, emulando os melhores feitos do The Verve ou mesmo do Blur, realmente merecia destaque.

“Pounding” antecipa absolutamente TUDO o que o Coldplay entregaria meses depois, numa canção ensolarada e agridoce sobre o fim de um relacionamento (ou seria da existência?). Camadas e camadas de guitarras dedilhadas, violões e orquestrações preenchem todos espaços.

O terceiro single foi a balada “Caught By The River”, a que mais se aproxima da soturnez do álbum anterior, mas dá um encerramento épico ao álbum.

Estrategicamente colocados no início, meio e fim do álbum, os 3 singles são costurados por canções pop perfeitas e delicadas, como “M62 Song” (uma releitura de “Moonchild”, do King Crimson, gravada no meio de uma rodovia) e a faixa título (que emula muito os melhores momentos do U2 do final dos 80).

+++ Leia sobre os 30 anos de ‘Pablo Honey’, do Radiohead

O Doves entregou um álbum praticamente perfeito de Britpop, chegando ao topo das paradas no Reino Unido. Sorte ou azar, porém, o Coldplay teve mais êxito nas paradas e devolveu o Doves à um papel secundário daquele período, injustamente.


Doves-The-Last-Broadcast-Cover

 

 

Ano | Selo: 2002 | Heavenly Records
Faixas | Duração: 12 | 53:55
Produtor: Doves, Steve Osborne, Max Heyes
Destaques: “There Goes The Fear”, “Pounding”, “Caught By The River”, “M62 Song”
Pode agradar fãs de: Britpop, Coldplay, Elbow, Embrace, The Verve

 

 


 

Previous Confira todos os curtas-metragens indicados ao Oscar 2023
Next Em 'As Palavras Vol. 1 & 2', Rubel promove ode a poesia e à canção popular

No Comment

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *