Li em algum lugar o termo “Spin Off band” e achei mais charmoso que “projeto paralelo”! Imediatamente me lembrei de Kim Deal (baixista/vocalista que integrou a formação clássica dos Pixies), de sua banda, The Breeders, e do álbum de 1993, Last Splash, uma coleção de canções Indie Rock, ganchudas, com refrãos pop e apelo agridoce.
Kim formou a banda enquanto integrava os Pixies, em 1989, quando excursionou com Tanya Donelly (que na época integrava o Throwing Muses). Recrutaram a baixista Josephine Wiggs (do The Perfect Disaster) e o baterista Britt Wallford (do Slint). Com a pecha de “supergrupo alternativo”, a 4AD (gravadora dos Pixies e do Throwing Muses) os contratou e, sob a produção de Steve Albini (que havia trabalhado com Kim em Sufer Rosa, e Wallford em Tweez, ambos em 89), fizeram Pod (1990).
Pod tinha canções palatáveis em meio a canções mais sincopadas, com mudanças de andamento e estridência muito além da “porção pop”. Era um álbum com a cara de Albini e Kim, mas nem tanto com a postura “pop alternativo“ de Donelly.
Ambas voltaram para suas bandas principais e, num intervalo de três anos, Donelly deixou tanto os Breeders quanto o Throwing Muses para formar o ótimo Belly (também contratado pela 4AD). Os Pixies encerraram atividades, quando Black Francis “tornou-se’ Frank Black e saiu em carreira solo, e restou a Kim seguir com seu projeto. Para substituir Donelly, foi escalada a irmã-gêmea de Kim, Kelley.
Antes de Last Splash, as Breeders, já com Kelley nas guitarras, gravaram o EP Safari (1992). Pod e Safari soavam mais primitivos e angulares. Barulhentos. Kurt Cobain disse, certa vez, que Pod era um de seus álbuns favoritos, e Steve Albini sempre o elenca dentre seus melhores trabalhos.
Juntas, as gêmeas fizeram um dos álbuns mais icônicos e importantes do Rock Alternativo dos anos 90.
O status cult dos Pixies era grande, e isso reverberou no “Spin Off” de Kim, que se concentrou em descarregar o buffer de composições, algumas possivelmente limadas por Black Francis.
Passada a abrasividade dos lançamentos iniciais, e com os Pixies já fora de cena, Last Splash dosa porções certeiras de Noise, Punk, ruídos, Country, Pop, Surf Rock com melodias marcantes e doçura suficiente para provocar cáries nos sorrisos de quem quer que ouça.
Comercialmente, o momento não poderia ser melhor para a banda: o boom do Rock Alternativo, o fim dos Pixies e o Nirvana escalando-as para uma tour europeia.
Last Splash rendeu quatro singles: “Cannonball”, o melhor sucedido, chegou ao número 44 da Hot 100 da Billboard, e teve vídeo dirigido por Spike Jonze e Kim Gordon – a baixista do Sonic Youth. Os outros singles foram a excelente “Divine Hammer”, a grunge “Saints”, e a agridoce “No Aloha”, com guitarras emulando um som de guitarra havaiana!
Outros destaques são a punk-pop-fofa-instrumental “Flipside”, “I Just Wanna Get Along” (que deve ter deixado Black Francis putaço por não ter aproveitado em sua antiga banda) e a cover “Drivin’ On 9”, do grupo Ed’s Redeeming Qualities (cujo violinista toca na música).
Atemporal, Last Splash seguiu sendo influente. “S.O.S.” foi sampleada pelo Prodigy, no hit “Firestarter”, anos depois.
Tudo é assíncrono, sinuoso em Last Splash. O barulho vai e vem, a doçura às vezes é rompida por uma energia Punk de alguma entranha, e esse mérito é de Kim Deal, que assumiu o controle criativo e mostrou ao mundo o quanto era subaproveitada.
A banda, porém, entrou em hiato, quando Kelley foi presa por posse de heroína, e as irmãs passaram um tempo na rehab. Durante a prisão de Kelley, Kim montou o The Amps (com quem gravou o bom Pacer, em 1995).
+++ Leia sobre The Martinis, projeto do guitarrista Joey Santiago (Pixies)
The Breeders segue na ativa, ainda que não tenham conseguido o mesmo destaque de Last Splash.
O álbum ganhou uma versão revisitada quando completou 20 anos, com discos extras, faixas inéditas, shows, covers. E agora, em 2023, completa 30 anos. E segue sendo influente.
Ano | Selo: 1993 | 4AD
Faixas | Duração: 15 | 39:45
Produtor: Kim Deal e Mark Freegard
Destaques: “Cannonball”, “Divine Hammer”, “Saints” e “I Just Wanna Get Along”
Para quem gosta de: Pixies, The Amps, Sugar, Rock Alternativo
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