‘Four Calendar Cafe’ e ‘Milk & Kisses’ serão relançados no dia 12/01 em versões remasterizadas por Robin Guthrie
Ao longo da carreira (1979/1997) a banda escocesa Cocteau Twins lançou oito álbuns de carreira (excluindo o álbum com Harold Budd), vários EP’s, singles e compilações. No período em que estiveram na gravadora 4AD (1982/1990) foram lançados os seis primeiros álbuns, começando com Garlands (1982) e finalizando com Heaven or Las Vegas (1990), sendo este último o melhor trabalho do grupo para muitos. Four Calendar Cafe (1993) e Milk & Kisses (1996), foram os últimos trabalhos de Liz Fraser, Robin Guthrie e Simon Raymonde sob o nome desse ícone musical cujas canções fizeram e continuam fazendo muitos sonharem, embriagados por sua sonoridade de guitarras etéreas e vocais angelicais, que acabou se tornando um paradigma.
São esses dois últimos álbuns do grupo que trazem o nome do grupo de volta às notícias. Lançados na época pela gravadora Fontana Records, os discos ganharão essa semana (12/01) uma edição remasterizada pelo próprio Robin Guthrie, a serem lançadas pela gravadora 4AD, nos Estados Unidos, em formato vinil e CD.
Produzidos pelo grupo numa época em que Fraser e Guthrie estavam separados e enfrentando problemas pessoais – Guthrie em reabilitação das drogas e Liz em terapia -, Four-Calendar Cafe foi o mais tortuoso, enquanto Milk & Kisses foi beneficiado por um ambiente interno mais ameno . Em uma entrevista de 2006, Guthrie comentou sobre a situação:
“Foi um disco muito difícil de fazer [Four-Calendar Cafe]. Liz e eu estávamos passando por muitas turbulências em nossas vidas na época em que gravamos aquele disco… Estávamos muito distantes da realidade de crescer, e então acabamos com ela em terapia e eu na reabilitação com um problema com drogas. No meio do Four-Calendar Café acabei na reabilitação por alguns meses, então gravei metade quando estava realmente fodido e depois voltei e gravei a outra metade depois de estar limpo”.
O relançamento desses dois derradeiros álbuns do Cocteau Twins surge quase vinte anos após Guthrie ter remixado os álbuns da fase 4AD, lançados entre 2003 e 2004, uma experiência que o guitarrista à época comentou que não pretendia voltar: “Eu não queira jamais fazer isso de novo, mas senti que precisava, porque simplesmente se não tivesse feito isso, eles teriam contratado outra pessoa para fazer. No que me diz respeito, foi apenas uma questão de marketing da parte deles, mas eu não queria que ninguém mexesse na música”.
Em março de 2023, Guthrie comentou em suas redes sociais que estava envolvido em um projeto relacionado ao Cocteau Twins: “Estou trabalhando neste momento com a 4AD em vários projetos que poderão agradar aos fãs do CT, para lançamento ainda este ano, sem falar em alguns dos meus novos trabalhos que estão atualmente em produção no meu estúdio. Isso é tudo que está por vir…. mais novidades em breve”.
Em outubro, a gravadora 4AD anunciou a reedição dos álbuns com Guthrie à frente do processo: “Robin Guthrie retornou às suas mixagens originais de estúdio e entregou masterizações de 24 bits totalmente novas e impressionantes de ambos os títulos”.
Recebidos com certa frieza por público e imprensa quando do seu lançamento, ao longo dos anos ambos os álbuns ganharam o devido reconhecimento. Afinal, trazem algumas das melhores canções da carreira do grupo: “Bluebeard’, “Evangeline” e “Summerhead” (do Four-Calendar Cafe); e “Violaine”, “Serpentskirt e “Seekers Who Are Lovers” (de Milk & Kisses).
Esse relançamentos reacendem uma expectativa antiga de um possível retorno da banda, que esteve muito perto de acontecer em 2005, quando foram convidados para um show de reunião no Festival Coachella, mas Liz acabou pulando fora.
Em 2022, Guthrie e Fraser fizeram uma rara aparição pública juntos quando receberam o Visionary Award, em nome dos Cocteau Twins, no 67º Ivor Novello Awards, em Londres.
O encanto da vocalista é tanto que foi homenageada em 2023 pela União Astronômica Internacional, que nomeou formalmente o corpo celeste 2013 TF-19 de “Fraser”. Após várias colaborações, Liz lançou em 2023 o álbum Suns Signature, de seu projeto homônimo, em parceria com seu esposo Damon Reece.
+++ Leia a crítica de ‘Head Over Heels’, do Cocteau Twins
Em relação aos outros membros do grupo, Guthrie segue produzindo e participando de trabalhos de outros artistas, sendo o último com o The Veldt, e compondo trilhas sonoras e lançando trabalhos solo. Raymond comanda o selo Bella Union e tem seu proprio projeto musical, o Lost Horizons, cujo último trabalho foi o álbum In Quiet Moments (2021).
No Comment