Oriundo de Fortaleza (CE) o duo Ariel Void foi formado em 2023 e tem como integrantes Vanessa Almeida (voz e guitarra) e Danyel Fernandes (guitarra e instrumentos). Em Beginning of Silence, seu EP de estreia de cinco faixas (lançado de forma independente), a dupla embarca pelo território do Shoegaze e Dreampop com uso de texturas e camadas de guitarras recheadas de efeitos de distorção e modulações.
Ariel Void constrói canções de ambientação etérea e mantendo sempre elementos melódicos, principalmente nos vocais delicados de Vanessa. Às vezes a sonoridade também pende para o lado de bandas associadas ao que se convencionou chamar na década de 90 de Heavenly Voices, muitas delas sediadas na Hyperium Records (na Alemanha) ou Projekt Records (nos Estados Unidos).
Com o uso das guitarras em primeiro plano, o grupo abre os trabalhos com a instrumental “Supernova”, faixa com riffs em profusão, direcionando a sonoridade para uma mescla entre o Nugaze de nomes como M83 (em seus primeiros trabalhos) e Alcest, e um outro lado de suavidade típica do Dreampop, mas com acento mais acústico.
Em “Arise”, Danyel cria uma parede de guitarras em camadas explorando efeitos de repetição do delay e também baixa distorção, sem deixar de lado seu acento melódico, proposta que permeia o trabalho da primeira até a última faixa. É uma combinação que se torna mais evidente na climática “Darkness”, com uma linha de baixo profunda e que é preenchida por efeitos de sintetizadores de fundo, e cuja ambientação direciona para o Shoegaze oldschool do Slowdive, mas com uma atmosfera invernal encontrável em Disintegration, do The Cure.
+++ Leia sobre o lançamento do single ‘Eu Nem Vi’, da Ousel
Com a acústica “Different Highways”, o duo fecha seu EP de estreia com classe, o Dreampop mais acústico sendo a tônica, enquanto os vocais surgem mais etéreos do que nunca, quase de forma hipnótica. Invertendo o título do “disco”, Ariel Void está “iniciando seu barulho” na cena musical nacional com um EP de muitos adjetivos.
Mais sobre a banda: Instagram | Youtube
MAIS
No Comment