Randall Poster e a compilação ‘For the Birds: The Birdsong Project’


Foto de Randall Poster do projeto ‘For the Birds’
Randall Poster em seu escritório em Manhattan. Foto | Luke Franke/Audubon

For the Birds: The Birdsong Project é um projeto grandioso, no sentido de seus objetivos que é ajudar na proteção dos pássaros, e também grandioso no número de artistas (músicos, atores, produtores) envolvidos para a sua concretização.

Surgido a partir de uma ideia do renomado Supervisor Musical novaiorquino Randall Poster, responsável pela trilha sonora de uma enormidade de filmes aclamados como Kids (seu primeiro trabalho), Velvet Goldmine, O Lobo de Wall Street, O Aviador, Não Estou Lá (só para citar alguns), o projeto teve início durante a Pandemia da Covid-19. Trancado em casa durante o isolamento, Poster pôde perceber como nunca antes o canto dos pássaros como trilha sonora de fundo durante muitas conversas com os amigos. Além da descoberta dessa vizinhança musical à qual ele nunca dera muita atenção, descobriu também as ameaças que pairam sobre esses animais, que tem sofrido com o declínio dramático nas populações, provocado pelas mudanças climáticas e a perda de habitat. Foi quando decidiu fazer algo a respeito.

Junto com a ativista e produtora Rebecca Reagan, tiveram a ideia de um projeto beneficente: uma compilação de composições originais inspiradas no canto dos pássaros, para atingir novos públicos dispostos a apoiar a conservação. Começaram então a contatar músicos, expor a ideia e averiguar o interesse em contribuir. “Eu não tinha ideia de qual seria a resposta”, comentou Poster. Mas a resposta foi tão positiva que logo ele viu os áudios chegarem em profusão e o projeto se tornar cada vez maior.

O resultado disso são 172 canções criadas por compositores e artistas de países e gêneros musicais diversos, muitas delas usando o canto dos pássaros como pano de fundo. As canções são intercaladas com versos com temas de aves escritos por grandes poetas e lidos por atores e artistas.

‘For the Birds: The Birdsong Project’ (LINKS PARA OUVIR AO FINAL DO TEXTO) ficou então dividido em quatro volumes lançados em streaming durante quatro meses (de junho a setembro). Em novembro todo o material será reunido num boxset contendo 20 LP’s, um livro de 60 páginas de ensaios e materiais complementares. Ao todo são 242 faixas entre canções e leitura de textos.

Boxset de The Birdsong Project

Além das gravações, Poster e parceiros também organizaram uma série de exposições de arte e performances ao vivo, todas destinadas a construir uma comunidade em prol da celebração e proteção dos pássaros. Toda a renda conseguida com o projeto será revertida para a fundação The National Audubon Society, com foco na conservação das aves. “Acho que as pessoas neste momento querem estar conectadas, querem perseguir algum propósito maior e não serem solitárias nessa busca. E acho que vamos causar um grande impacto”.

Dentre os participantes do projeto estão nomes como Seu Jorge, Nick Cave, Alice Coltrane, Elvis Costello, Laurie Anderson e Philip Glass, Beck, Beach House, The Flaming Lips, Lee Ranaldo, Thurton Moore, Wilco, Arcade Fire, Kamasi Washington, ANOHONI, Michael Rohter, Karen O., Andrew Bird, Shearwater e muitos outros.

Jonathan Meiburg, o líder da banda Shearwater também é ornitólogo e escritor. Junto com uma canção original, ele contribuiu com um ensaio explorando as conexões entre a música humana e a aviária. “Os pássaros fazem todos os tipos de sons. Eles cacarejam e gritam e zumbem. Eles fazem sons mais baixos do que você pode ouvir. Eles fazem sons que apenas as crianças podem ouvir”, disse Meiburg em entrevista.

Produtores famosos como Michael Uzowuru, Daniel Lanois e Blake Mills também contribuíram com trabalhos originais. Há também vários atores e artistas declamando poesias com temas ligados aos pássaros, incluindo Sean Penn, Natasha Lyonne, Tilda Swinton, Danielle Haim, Regina King, Robert Pattinson, Jeff Goldblum, Wendell Pierce, Matthew McConaughey e mais.

Com o resultado bastante satisfatório de seu projeto, pelo menos no sentido da concretização, Poster sabe que há muito a ser feito para , mas a sua contribuição em alertar as pessoas certamente é um grande passo a ser seguido por outros, principalmente na mudança de atitude.

“Estou longe de ser qualquer tipo de especialista em qualquer coisa, exceto colocar música em filmes e trabalhar com músicos. Então, para mim, parte da alegria disso foi meu próprio crescimento e educação”, afirmou.

LINKS PARA OS ÁLBUNS:

OUTROS LINKS ÚTEIS:


Previous DIIV relança primeiros singles em boxset; Ouça
Next O Pós-Punk dos canadenses Preoccupations em "Slowly"; Assista

No Comment

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *