Mac DeMarco disponibiliza ‘One Wayne G’, disco com 199 faixas; Ouça


Mac DeMarco

Mac DeMarco é, de muitas maneiras, a maior personificação do que se entende por indie nos dias em que vivemos. O canadense desenvolveu um estilo próprio ao incorporar uma mistura de influências em uma roupagem alternativa e totalmente DIY (Do It Yourself = Faça Você Mesmo). No último dia 21, foi posto no mundo seu último trabalho: One Wayne G (OUÇA AO FINAL), uma coleção de 199 músicas que totalizam nove horas e meia de duração.

Wayne G refere-se ao jogador de hockey e conterrâneo de DeMarco, Wayne Gretzky, que usava a numeração 99 no uniforme. O álbum em si é melhor entendido como uma coleção de demos não lançadas do período entre 2018 e 2023.

A maioria das músicas são instrumentais, o que lembra o disco Five Easy Hot Dogs (2023), composto apenas por faixas instrumentais e lançado por Mac em janeiro, já desse ano. A grande maioria das faixas são nomeadas por uma numeração que indica a data de concepção da ideia musical. Ideia digo, porque muitas criações são apenas esboços e inventividades sem tanto valor como canção ou mesmo vinheta.

O fato é que é difícil categorizar boa parte das demos aqui por serem simplesmente fruto da expressão irrefreável de uma mente criativa artística prolífica. Existem tentativas de música ambiente, de elevador e viagens sonoras sem muito por quê. Nisso, até alguns temas acústicos e tentativas de ecoar bossa nova podem ser encontrados.

Existem, ainda, algumas canções com letra e um título depois da data. Como a suave “20191009 I Like Her”, que tem aquela guitarra “phaseada” pela qual Mac ficou tão conhecido nos seus álbuns no início da década passada. Álbuns que influenciaram bastante gente que ainda surfa nesse Indie atmosférico com muitos adeptos, mas que ninguém faz melhor que Mac Demarco.

+++ Na coluna ‘Classicos’, leia sobre ‘Slanted and Enchanted’, do Pavement

No final, esse lançamento é um grande reflexo do artista e de nosso próprio tempo. Desde a coisa de não se levar tão a sério – com o trocadilho do título – até a ideia de lançar todo o material autoproduzido de uma determinada época sem mais nem menos, – de uma vez só. Mac quase sempre é o que há de certo na música alternativa de hoje.

Previous 'Have You Got It Yet?', filme sobre Syd Barrett ganha primeiro trailer; Assista
Next 'Full Circle' lida com a morte de Jason Thirsk, e foi redentor para o Pennywise

2 Comments

  1. vicente vasquez
    28/04/2023

    os textos desse Gabriel Farina são muito bom

  2. 28/04/2023

    Valeu, Vicente. Agradecemos a leitura e o retorno. E temos certeza que o Gabriel vai ficar muito contente pela mensagem.

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *