Gravadora e coletivo, Elephant 6 é tema de documentário histórico


Elephant-6-Collective
Foto | Amy Hairston

The Apples in Stereo, The Olivia Tremor Control, Neutral Milk Hotel, Beulah, Elf Power, of Montreal. Se você conhece ou já ouviu falar de alguns desses nomes e não sabe o que há de comum entre elas, o documentário A Future History Of: The Elephant 6 Recording Co., do diretor C.B. Stockfleth, que acaba de ter sua estreia, é uma ótima pedida para entender a conexão entre os nomes citados e muitos outros (ASSISTA O TRAILER AO FINAL).

Lançado em 2019 em formato VHS, o documentário ganhou uma versão atualizada nesse 2022, que inclui imagens adicionais de Lance Bangs, contratado como produtor para o relançamento. Rebatizado apenas com o nome de The Elephant 6 Recording Co., o documentário estreou no último dia 10 no Festival DOC NYC, em Nova Iorque, e será também exibido em outros dois festivais ainda esse mês.

Mais que uma gravadora, a Elephant 6, no final dos anos 80 e início dos anos 90, era um coletivo de bandas e artistas do sul e centro-oeste dos Estados Unidos (tendo Athens como o coração de tudo) que compartilhavam gostos e referências musicais em comum (principalmente da Psicodelia), bem como métodos de gravação (Lo-Fi), além de levarem adiante o espírito do DIY (do it yourself = faça você mesmo), herdado das bandas Punks. Muitas dessas banda tinham membros em comum, seja para gravações ou turnês. Ou seja, a ideia era uma espécie de comunidade em que uns ajudam aos outros para que todos possam se manter de pé.

O filme tem cerca de noventa minutos e inclui entrevistas, trechos de shows e muitas imagens de arquivo. Traz entre os participantes nomes como Jeff Mangum e Robert Schneider, ambos do Neutral Milk Hotel, e participações especiais como do ator Elijah Wood, James Mercer (The Shins, Broken Bells), Danger Mouse, David Cross e muitos outros.

the-elephant-6-recording-company-movie-poster

Falando ao site Deadline, o diretor comentou como acabou escalado para fazer o filme, que levou aproximadamente 14 anos para que finalmente pudesse ser apresentado ao grande público:

“Eu estava fazendo videoclipes e vídeos de shows para nossos amigos e decidi fazer uma grande sessão de seis câmeras para um show do Apples em 2007. Acho que Robert ficou impressionado com o resultado e me abordou uma noite sobre o que eu pensava sobre fazer um filme sobre os membros do coletivo Elephant 6 – na época eu não sabia nada sobre eles. Ele parecia pensar que minha origem, temperamento e persistência de cidade pequena, juntamente com sua bênção, me permitiriam entrar em seu mundo um tanto secreto e protetor. E foi assim que começou.”

+++ Leia sobre o documentário ‘White Riot’ e o movimento ‘Rock Against Rascism’

O filme terá um lançamento global em 2023. Para quem mora nos Estados Unidos, poderá alugar entre os dias 11 a 27 de novembro através do serviço de streaming.


Previous Laibach homenageia Leonard Cohen em releitura de "The Future"; Assista
Next Yo La Tengo e Built to Spill: Captando o Indie-Rock em sua essência

No Comment

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *