Vocalista do Mogwai edita memórias em ‘Spaceships Over Glasgow’


Capa de Spaceships over Glasgow, de Stuart Braithwaite

“Eu estive lendo muitas memórias de outras pessoas e realmente gostei delas, e cheguei à conclusão de que não era o quão bem elas foram escritas que eu gostava, era o quão interessantes as histórias eram ou o quão interessado eu estava no sujeito. Acho que quando percebi que não precisava escrever algum tipo de obra-prima de James Joyce, fiquei confortável para fazê-lo.”
(Stuart Braithwaite, em entrevista, falando sobre o livro de memórias)

Lançado pela editora independente White Rabbit Books, Spaceships Over Glasgow: Mogwai and Misspent Youth é o nome do livro de memórias de Stuart Braithwaite, guitarrista e vocalista da banda escocesa Mogwai e acompanha o período da vida de Stuart pré-banda, desde a adolescência, e com ela.

Em uma postagem no Twitter, ele comentou de maneira jocosa, dizendo que o livro é sobre “idiotice adolescente, vida em geral, shows e tocar no Mogwai”.

No anúncio da editora:

“Modestamente delinquente na escola, Stuart desenvolveu um apetite precoce por música ‘alternativa’ no que pode ser descrito como seus dias tranquilos, o final dos anos 80. Descobrindo bandas como Sonic Youth, My Bloody Valentine e Jesus and Mary Chain, e participando de shows seminais do The Cure e Nirvana, Stuart compensou sua indiferença ao trabalho escolar com dedicação ao rock’and’roll. . . e, claro, o hedonismo incipiente que vem com ele. Spaceships Over Glasgow é uma canção de amor para viver o rock’and’roll; ao abandono apaixonado que todos sentimos na multidão (e alguns de nós, com sorte, no palco) em um show verdadeiramente incendiário. É também a história de uma vida vivida no limite; dos altos e perigosos pit-stops da turnê internacional com um bando de desajustados e canalhas”

Numa tradução livre, o titulo do livro é algo como “Naves espaciais sobre Glasgow: Mogwai e juventude perdida” e está relacionado a experiência de Stuart com OVNI’s, retratada também na letra de “Take Me Somewhere Nice”, do álbum Rock Action, de 2001: “What would you do if you saw spaceships / Over Glasgow? Would you fear them? (O que você faria se visse espaçonaves sobre Glasgow? Você teria medo?).

O músico é filho de um astrônomo amador (falecido) e o único fabricante de telescópios da Escócia, que lhe ensinou a observar as estrelas. Interessado pelo tema, em um trecho do livro ele avalia a ideia de contratar uma pessoa para ficar atento ao céu durante os shows do Mogwai: “Ao longo da minha vida, passei por períodos de dúvida, mas a exposição de OVNI’s do New York Times de alguns anos atrás me jogou de volta. Quer dizer, eu realmente não sei o que são, mas definitivamente há coisas estranhas sobrevoando , 100% de certeza”, disse ao site The Guardian.

+++ Leia a resenha do álbum ‘As The Love Continues’, do Mogwai
+++ Leia a notícia do livro ‘Fingers Crossed’, memórias de Miki Berenyi, do Lush

O livro cobre todos os álbuns do Mogwai, e conta também sobre a cena musical de Glasgow na década de 90, com as bandas divididas entre se aventurar em Londres ou permanecer na cidade; a infuência que Kurt Cobain e o Nirvana tiveram tanto nas bandas conterrâneas quanto em sua pessoa ; as desavenças com o Britpop, em especial o Blur; histórias divertidas como o músico entrando em shows furtivamente disfarçado de menina; o consumo de drogas e suas consequências; Margaret Thatcher e sua política que dizimou a indústria escocesa; e, claro, Iggy Pop e os Stooges, que tem uma história à parte na vida de Stuart, conforme ele escreve:

“Ouvir a primeira banda de Iggy, os Stooges, foi um momento que mudou minha vida. O álbum autointitulado deles era praticamente a minha bíblia. Era drogado, burro e completamente primitivo. Eu nunca tinha ouvido nada parecido e mesmo que aquela banda já tivesse se desfeito quando eu nasci, eu aprendi a amar os três álbuns dos Stooges”.

White Rabbits, Spaceships Over Glasgow: Mogwai and Misspent Youth foi lançado dia 29 de setembro, tem 326 páginas e custa lá fora entre 15 e 20 libras (entre R$ 100,00 e R$ 130,00).


Capa de Spaceships over Glasgow, de Stuart Braithwaite

Previous Pesado, sombrio, psicodélico: o Heavy Rock dos curitibanos Espectro
Next O legado dos Racionais em 'Racionais – Das Ruas de São Paulo pro Mundo'

No Comment

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *