O legado dos Racionais em ‘Racionais – Das Ruas de São Paulo pro Mundo’


Racionais - Das Ruas de São Paulo Pro Mundo
Foto | Alile Dara

A década de 90, para a música nacional, é geralmente lembrada por ser o período em que a mistura de gêneros atingiu o seu ápice. São desta época, por exemplo, discos essenciais como Usuário (Planet Hemp), Calango (Skank) e Afrociberdelia (Chico Science e Nação Zumbi) que cada um à sua maneira soube levar o Rock nacional a novos patamares.

Mas se o Rock vivia momentos de efervescência, o Rap, literalmente, comia pelas beiradas e começava a construir uma cena solida, protagonizada por nomes como Xis, Sabotage e, principalmente, pelos Racionais MC’s. Se antes a periferia não podia ter a sua voz ouvida nas rádios brasileiras, aquela década foi o momento de guinada, onde a MTV e mídia especializada vislumbraram algo que não poderiam mais ignorar.

Em sua essência, o grupo primou por trazer um retrato visceral da realidade da periferia. Tal artificio, ao ser alinhado aos versos mordazes de Mano Brown, Ice Blue e Edi Rock e aos beats criativos de DJ KL Jay, fez com que ganhassem o status de maior grupo do Brasil.

Nos últimos anos, iniciativas literárias escritas por Maik Antunes (“A Cor e a Fúria”), Acauam Oliveira (responsável pela introdução do livro com as letras de “Sobrevivendo no Inferno”) e Arthur Rocha (que escreveu sobre o mesmo disco na série “O Livro do Disco”) são bons exemplos de análises que conseguem dar dimensão sobre o legado do grupo, mas faltava um documentário que consolidasse de maneira audiovisual a história do grupo.

Produzido pela Netflix, o documentário “Racionais – Das Ruas de São Paulo pro Mundo” tem direção de Juliana Vicente e cumpre a nobre missão de trazer para as novas gerações a trajetória do grupo.

Por mais que longa tenha um formato tradicional ligado ao gênero documental (ao ser conduzido por entrevistas) o mesmo, ainda assim, consegue trazer frescor até mesmo para os fãs de longa data. Prova disso é o rico acervo de imagens de arquivo inéditas, que mostram os primórdios do grupo em ação.

+++ Leia a resenha do documentário ‘Roland TR-808’, de Alexander Dunn

Outro ponto a favor é a opção de trazer à tona o contexto político conturbado nacional que serviu de combustível para a composição de hinos como “Diário de um Detento”, “Fim de Semana no Parque”, “Vida Loka (Pt.1 e 2)”.

De forma geral, Racionais – De São Paulo pro Mundo é um convite não só ao universo do quarteto, mas também mostra a potência inerente ao rap e o seu poder de mobilização social.


Poster de 'Racionais - Das Ruas de São Paulo pro Mundo'

FICHA TÉCNICA:

Título Original | Ano: Racionais – Das Ruas de São Paulo pro Mundo | 2022
Gênero: Documentário
País: Brasil
Duração: 1:56 h
Direção: Juliana Vicente
Elenco: Mano Brown, Ice Blue, Edi Rock e DJ KL Jay
Data de Lançamento: 16 de novembro de 2022
Censura: 14 anos
Avaliações: IMDB | Rotten Tomatoes
Link do filme: >>AQUI<<

 

 


Previous Vocalista do Mogwai edita memórias em ‘Spaceships Over Glasgow’
Next Representante alemão ao Oscar, ‘Nada de Novo no Front’ é uma adaptação desnecessária

No Comment

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *