‘Frances Ha’ trata com humor e delicadeza a frustração das expectativas


Frances Ha, cena do filme

Greta Gerwig é definitivamente uma das grandes vozes femininas do cinema atual. Sua personagem, Frances Ha é realmente um presente: uma jovem que sonha com uma carreira artística, sem necessariamente possuir o talento para tanto. Extremamente profunda, desorganizada, alegre e otimista que conquista o nosso afeto logo nos primeiros minutos.

O filme narra a difícil transição que todos passamos ao crescer através da estória de Frances que divide o apartamento com sua amiga Sophie (Mickey Sumner). Ambas possuem 27 anos, são recém-formadas, cheias de sonhos e angústias. As duas vivem uma amizade íntima e genuína.

O diretor Noah Baumbach conduz cada cena de forma tão simples que parece estar conversando com o espectador. O roteiro, escrito pela atriz principal, é sagaz e inquieto, traduzindo bem aquela época da vida em que você ainda se sente jovem ao mesmo tempo em que o universo dá várias dicas de que o tempo está passando. A trilha sonora é a cereja do bolo! Embala e emoldura o toque de nouvelle vague no que diz respeito à estética do diretor que opta por uma fotografia totalmente em branco e preto.

Frances Ha é um filme sobre uma mulher que vê chegar o seus quase 30 anos, mas que ainda dança no meio da rua, dorme de meias e não está ali para corresponder a pressão social alguma.

Que deseja se arriscar e aprender, e que embora tenha medo da solidão, não desistiu de seus sonhos e continuou provando, de novo e de novo, que de um jeito ou outro ela receberia o seu reconhecimento — não necessariamente como desejava quando mais jovem, mas se adaptando às condições que surgiram em seu caminho e que são transformados em novos sonhos. Frances busca vencer na vida, ter amor, bons amigos, trabalho na área de afinidade, um canto para chamar de seu, ou seja, aspirações comuns.

O filme retrata com humor e delicadeza a frustração das expectativas. Trata da vida das pessoas comuns, de gente como a gente. Em momentos que nos deparamos com tantas produções recheadas de heróis ou gênios, Frances Há traz o que pouco se mostra na telona: fatos reais vividos por gente de carne e osso, confusas e nascidas no século XXI. Ela dá foco e projeção a um mundo composto por pessoas de QI normal, de habilidades medianas, de possibilidades suadas e de muito mais esforço do que de brilhantismo.

+++ Leia a crítica de ‘O Escândalo’, de Jay Roach

Uma jornada incansável de uma jovem mulher “inamorável” – como ela se define-  em busca de amadurecimento e realização pessoal . Frances Ha é tão honesto como cativante, uma verdadeira lufada de frescor em meio às grandes produções Hollywodianas que chegam apenas para roubar todo o nosso oxigênio.


Frances Ha, poster do filme

FICHA TÉCNICA:

Gênero: Comédia, Drama, Romance
País: EUA
Duração: 1h26min
Direção: Noah Baumbach
Roteiro: Noah Baumbach, Greta Gerwig
Elenco:  Greta Gerwig (Frances), Mickey Sumner (Sophie), Adam Driver (Lev), Michael Esper (Dan),  Michael Zegen (Benji) e outros.
Data de Lançamento: 23 de agosto de 2013 (Brasil)
Censura: 14 anos
Avaliações: IMDB | Rotten Tomatoes

 

 


Previous SHOEGAZER ALIVE #14 | Hum, Mooncult, Teenage Sin Taste, Zoongideewin & Youth
Next MORTE ÀS SEIS DA TARDE | The Plagues of Breslau (2018)

No Comment

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *