Projeto do selo carioca Paranoia Musique – que também é uma festa underground -, a serie Underground Sounds from Brazil chega em sua terceira edição (outras duas foram lançadas em 2018 e 2019, respectivamente) trazendo bandas da vasta e subestimada cena alternativa/underground nacional, especificamente aquelas ligadas a gêneros que bebem nas fontes oitentistas: Darkwave, Pós-Punk, Gothic-Rock e Synth-Pop, acrescentaria também o Lo-Fi e Psicodelia (OUÇA AO FINAL).
No release de divulgação, assim o selo apresenta sua compilação:
“Os artistas encontrados nessa coletânea se aventuram entre os beats e baixos sintetizados da música synth e coldwave, somando-se linhas de baixo marcantes da era de ouro do post-punk global e as guitarras fantasmagóricas do rock gótico. Texturas obscuras de teclados e guitarras distorcidas unem-se aos vocais que narram o cotidiano da vida em grandes metrópoles e a dificuldade nas relações modernas”.
A coletânea apresenta treze bandas, cada uma contribuindo com uma faixa, oriundas de estados diversos do país: São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Espírito Santo, Ceará, Paraná, o que ratifica algo que já se sabe mas que nunca é demais lembrar: “Há muitas coisa boa no underground nacional, basta boa vontade para ir em busca e ouvidos atentos”.
Nesse contexto destacam-se as batidas sintetizadas do duo Zviet e sua letra melancólica cantada em português e aparentemente em russo; os riffs envolventes do The Shelsons, em conexão o Pós-Punk russo de nomes como Motorama e baixo que remete a “New Dawn Fades” (Joy Division); Drowned Men com seu Gothic-Rock a la Bauhaus naquela que talvez seja sua melhor faixa; 1983, pelo niilismo exalado na letra que também traz uma crítica social embutida; e Paulo Metello com a sua psicodélica Sinfonia de Júpiter, a faixa mais “diferente” de todas; e as ambiências densas e obscuras de Permaneço Deitada com tom teatral nos vocais.
Muitas das bandas aqui presentes têm seus trabalhos disponíveis para audição no Bandcamp e também na plataforma de streaming Plainsong, grande incentivadora dessa cena alternativa de tons mais escuros, e que recomendamos muito uma visita, ou melhor, várias.
+++ ENTREVISTA | Armando Louder (Plainsong)
Além de divulgar as bandas, a compilação da Paranoia Musique tem uma causa humanitária muito louvável, todo o valor arrecadado com as vendas será doado para a Cruz Vermelha.
No Comment