Em agosto de 1995, há 25 anos atrás, o Garbage, projeto encabeçado por três produtores: Steve Marker, Duke Erikson, e o então requisitadíssimo Butch Vig (Nirvana, Hole, L7, Sonic Youth), soltava seu homônimo álbum de estreia.
Lançado numa época Pós-Grunge e que havia uma espécie de vácuo no mundo da música, o álbum atraiu a atenção de público e crítica, que também se encantou com a voz e as performances poderosas da vocalista escocesa Shirley Manson, descoberta por Vig através de um clip veiculado na MTV de sua então banda Angelfish.
Em entrevista recente à Spin Magazine, Manson, que mantém o podcast The Jump With Shirley Manson, falou sobre o novo álbum da banda – ainda sem data precisa para lançamento -, cujas gravações terminaram dias antes do lockdown, estando em processo de mixagem. A vocalista comentou que o disco trará referências de Roxy Music:
“Certamente é um álbum com um som diferente dos nosso dois anteriores. Tem muitas guitarras, muitas melodias e ganchos. É mais pop do que o último álbum. Fomos muito inspirados pelo pop estranho e subversivo da Roxy Music – que foi uma espécie de musa inspiradora. Não que soe como Roxy Music, mas isso foi definitivamente algo em que pensamos muito”.
Manson falou também bastante sobre Garbage (1995), o álbum de estreia, trazendo curiosidades como a letra de “Supervixen” ser uma ode a Chris Cornell (1964-2017), do Soundgarden, por quem tinha uma espécie de obsessão; a escolha de “Vow” para ser o single de estreia da banda; como “Milk surgiu com ela tocando violão sozinha e ficou pronta em algumas horas; além das dificuldades para se adaptar à rotina da banda, falta de grana, e do processo de criação.
Perguntada sobre bandas favoritas da atualidade, ela disse que sua atual obsessão é a banda britânica Idles, rasgando elogios ao vocalista Joe Talbot.
O álbum de estreia do Garbage entra tranquilo na lista de melhores da década de noventa, traz canções que se tornaram hit como “Stupid Girl”, “Only Happen When It Rains” e “Vow”, além da bela balada “Milk”.
FONTE: spin.com
No Comment