Uma geral nos lançamentos da semana que chamaram nossa atenção
Sexta-feira é o dia em que a maioria dos lançamentos acontecem, principalmente de álbuns. Como é muita coisa saindo, vamos aqui comentar em LANÇAMENTOS DA SEMANA aqueles álbuns ou EP’s que mereceram destaque no Urge!, e também mencionar outros álbuns/ep’s/singles que foram lançados ao longo dos dias. Essa semana destacamos: Torres, The Smile, The Umbrellas, New Model Army e Gruff Rhys.
Mais lançamentos da semana:
ALBUNS/EP’s> Courting – New Last Name, Ty Segall – Three Bells, Future Islands – People Who Aren’t There Anymore, Kate Kirby – Blue Raspberry, NewDad – Madra, Kula Shaker – Natural Magick, Bones – Champion.
SINGLES> Wisp – See You Soon, Elbow – Lovers Leap, Blue Bendy – Come on Baby, Dig!, Mãos Fúnebres – UTI, Still Corners – The Dream, The Staves – I Don’t Say It, But I Feel It, Justice/Tame Impala – One Night/All Night, Corridor – Mourir Demain, Palace – Bleach, Squid – Fugue (Bin Song), Fat White Family – Bullet of Dignity, Grandaddy – Long as I’m Not the One, Boasorte – Cidade Caos, Nadine Shah – Greatest Dancer, Arab Strap – Bliss, Ministry – B.D.E., Be Safe – Ghosts, Drahla – Default Parody, The KVB – Labyrinths, Liam Gallagher e John Squire – Mars to Liverpool, Chastity Belt – I-90 Bridge, Pillow Queens – Gone, The Reds, Pinks & Purples – Your Worst Song is Your Greatest Hit, Marbled Eye – See It Too, Melts – Figment.
Essas e muitas outras músicas já estão em nossa Playlist de 2024. Curte lá pra não perder nada!
TORRES – What an Enormous Room (Merge Records) | Bandcamp
Torres é o projeto da musicista Mackenzie Scott, que com What an Enormous Room chega a seu sexto álbum de carreira. O novo trabalho foi produzido em parceria com a cantora e produtora Sarah Jaffe, e dá continuidade a Thirstier (2021). O novo trabalho foi gravado em apensa uma semana, e dá prosseguimento aos experimentos sonoros de Mackenzie, trazendo aqui uma mistura entre elementos eletrônicos e orgânicos/acústicos, se aproximando de um Electro-Pop, com batidas pesadas de bateria, como no single “Collect” ou na abertura com “Happy’s Man Shoes”. O novo trabalho foi precedido pelos singles “Collect”, “I Got The Fear” e “Wake To Flowers”. “Eu queria abrir um caminho para a esperança e a resiliência com este álbum”, afirmou a artista sao comentar sobre What an Enormous Room.
TAGS: Indie-Rock, Electro-Pop
THE SMILE – Wall of Eyes (XL Recordings) | Bandcamp
Com Wall of Eyes, o projeto The Smile – Jonny Greenwood e Thom Yorke (ambos do Radiohead) e o baterista Tom Skinner – chega ao seu segundo álbum, e segue suscitando dúvidas em relação ao futuro do Radiohead, que não lança um novo álbum desde 20216. Surgido como um projeto durante a pandemia, The Smile desenvolveu as músicas para o novo disco durante a turnê de A Light for Attracting Attention, o álbum de estreia, lançado em 2022. Em meados de 2023, começaram a divulgá-lo, lançando inicialmente o single “Bending Hectic”, seguido por “Wall of Eyes” e “Friend of a Friend”, tendo os dois últimos ganhado vídeos dirigidos por Paul Thomas Anderson. Diferente do álbum de estreia, o novo álbum trás apenas oito faixas, todas com mais de cinco minutos de duração, mas a banda segue trilhando pelo caminho da experimentação com o uso da eletrônicasempre dando as caras.
TAGS: Experimental, Art-Rock
THE UMBRELLAS – Fairweather Friend (Slumberland Records) | Bandcamp
A presença do The Umbrellas no cast da gravadora Slumberland Records já diz muita coisa. Na ativa desde o final dos anos 80, o selo norte-americano pode ser considerado uma espécie de versão yankee da cultuada gravadora britânica Sarah Records. Ou seja, o selo é um abrigo para bandas de Jangle-Pop, Noise-Pop e Indie-Pop. E é nesses estilos que transita a sonoridade do quarteto de São Francisco (CA) com sua música de sonoridade totalmente saudosista e elementos do DIY. Fairweather Friend é seu segundo álbum, sucedendo o homônimo álbum de estreia. A produção mais rebuscada do novo trabalho fica evidente em “Three Cheers!”, o primeiro dos três singles que o grupo lançou antes que o disco viesse ao mundo, uma mistura de The Pastels com The Wedding Present.
TAGS: Jangle-Pop, Noise-Pop, Indie-Pop
NEW MODEL ARMY – Unbroken (earMUSIC) | Spotify
Sucessor de From Here (2019), Unbroken, o novo álbum do New Model Army, vinha sendo preparado desde meados de 2021. Mas os shows pelos 40 anos de banda, completados em 2020, acabaram adiados por conta da pandemia. Após isso, a banda de Justin Sullivan (único integrante da formação inicial do grupo) cntrou em preparativos para os shows que seriam lançados no álbumao vivo Sinfonia (lançado em 2023). Somente já no final de 2023 que o grupo anunciou o novo álbum – o décimo sexto da carreira – e apresentou o primeiro single, com a enérgica “First Summer After” e, posteriormente, “Coming or Going”. “O álbum soa como nós, mas diferente novamente, e foi lindamente mixado – completo, dinâmico e musical”, afirmaram em comunicado.
TAGS: Folk-Punk, Pós-Punk
GRUFF RHYS – Sadness Set me Free (Rough Trade Records) | Bandcamp
Gruff Rhys é um artista que sempre gostou da ironia. Em seu novo álbum solo ele deixa isso claro no título: “a tristeza me libertou”. Oitavo álbum em sua carreira solo (acompanhado por sua banda própria), Sadness Set me Free surge três anos depois de Seeking New Gods (2021), seu álbum que conseguiu melhor posição na parada britânica, um 10º lugar. E apresenta o músico galês mais uma vez trabalhando com elementos orquestrados e conexão direta com Babelsberg (2018). O álbum foi gravado rapidamente em 2022, em apenas três dias, com os arranjos de cordas e os backing vocals de Kate Stables sendo adicionados posteriormente. ‘Celestial Candyfloss’, um dos singles do álbum foi descrito por Rhys como “uma tentativa de sinfonia de bolso sobre as distâncias cósmicas que as pessoas viajarão em busca de amor e aceitação”. Outros dois singles precederam o novo trabalho: “Bad Friend” e “Silver Lining Lead Baloons”. A produção é do próprio Rhys com Maxime Kosinetz.
TAGS: Chamber-Pop
No Comment