Ousel encerra ciclo no sonhador EP “Yellow Wallpaper”; Ouça


Ousel, 2022

Muita coisa mudou na Ousel desde que lançaram seu homônimo e surpreendente álbum de estreia – dos melhores lançados em 2020 – pouco tempo antes da Pandemia eclodir e devastar a todos. Mergulhados num mar de sutilezas em forma de canções, e também em rompantes de explosão típicas do Post-Rock, o grupo deixou marca indelével no Shoegaze/Dreampop produzido em solo nacional através de canções como “Silent Mess” e “Maya”.

E é nesse ambiente mais voltado para o Dreampop de “Maya”, e conectado também com o Indie-Pop, que enfatizam seu lado mais melódico e de guitarras etéreas (alicerçadas em efeitos de Delay e Reverb), que o grupo resolveu “habitar” nas três canções produzidas durante a Pandemia, lançadas entre 2021 e 2022, e que fazem parte do recém lançado EP Yellow Wallpaper: “Whispers”, “Coffee Break” e “Yellow Wallpaper”.

Dispostos a levarem sua música para outras dimensões, o grupo resolveu ceder mais espaço para sintetizadores, que surgem em camadas atmosféricas que só enriquecem e dão mais profundidade a cada uma das canções, conduzidas pela voz delicadamente suave de Thaís Michelone, e que demonstram a influência da produção nesse novo direcionamento.

Totalmente gravado à distância e com todas as faixas produzidas por Luis Calil (da banda Cambriana), que também toca bateria e synths, Yellow Wallpaper encerra um ciclo para a Ousel, atualmente contando em sua formação com Thaís Michelone (voz), Renato Fernandes (guitarra/baixo), Túlio Queiroz (guitarra/baixo) e Raphael de Almeida (bateria/vs), que irá abandonar as letras em inglês para trabalhar em canções totalmente cantadas em português.

É uma mudança/notícia que pode deixar alguns surpresos, mas não chega a ser um espanto, pois se há algo que a banda parece gostar é de desafios, como se andar na corda bamba fosse o ingrediente que impulsiona a banda para frente.

+++ Leia entrevista com a banda Ousel
+++ Leia a crítica do álbum de estreia da Ousel

Se as expectativas geradas após o álbum de 2020 era de um prosseguimento no que viria a seguir, se a mudança chegou a pegar alguns de surpresa, ela em nada deixou a desejar em termos de qualidades. Pois o que se ouve nas três belíssimas e delicadas canções que compõem o EP é um apurado trabalho de construção de texturas, melodias, camadas de instrumentos e vozes, em prol do que se pode chamar de Dreampop em seu estado mais puro, como um bálsamo para os sentidos.

Yellow Wallpaper foi lançado no dia 04 de novembro na página oficial da banda no Bandcamp, onde pode ser ouvido e adquirido no formato digital, e está disponível nas plataformas de streaming e também na plataforma nacional Plainsong. Na Ásia, ele é distribuído pelo selo independente filipino Terno Recordings.


Previous Genial "álbum perdido" do 3 Hombres ganha edição 33 anos depois
Next 'Pop ao Reverso' tem lançamento; diretor Alex Santos comenta sobre o filme

No Comment

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *