‘Mask’ reafirma o conceito do Bauhaus de ideias e estilo em primeiro plano


Em janeiro de 1981, dois meses após lançar seu primeiro álbum, o Bauhaus assinou com o selo Beggars Banquet. Em março desse mesmo ano excursionaram pelos EUA. Lançam em abril o primeiro single de Mask, “Kick in the Eye” (03/81), com a faixa “Satori” no lado B. Essa versão do single é ligeiramente diferente da que viria a sair no álbum. Mostra o grupo com uma pegada Funk, graças à linha de baixo dançante de David J. Já “Satori” é uma faixa instrumental, essencialmente percussiva, com um acento mais Reggae no baixo e os efeitos de guitarra entrecortados típicos de Daniel Ash.

Curiosidade: nessa época, David J, sob o pseudônimo de Captain Jose da Silva, junto com Max Akopolis, e Alan Moore (pseudônimo de Translucia Baboon), mantinha um projeto em paralelo com o Bauhaus, chamado The Sinister Ducks, que chegou a abrir alguns shows do Bauhaus.

Em junho do mesmo ano sai o segundo single, “The Passion of Lovers” (07/81), no lado B uma faixa com o nome de todos os integrantes. Essa nova canção do Bauhaus é também surpreendente, mostra a banda flertando com violões e teclados.

Com dois singles que seguem direções tão díspares, antever o que viria em Mask parecia uma tarefa complicada, o que corrobora a dificuldade em “enquadrar” a música do grupo, que cada vez mais toma vertentes diversas, engana a crítica, que não consegue rotular a música deles.

Mask, o segundo álbum do Bauhaus, ganha o mundo em outubro de 1981, pouco menos de um ano do lançamento de seu antecessor.

Com uma capa em preto e branco, a cargo de Daniel Ash, e um título bastante sugestivo, o Bauhaus tira/põe (?) sua máscara em seu segundo álbum, tomando um caminho diverso de outrora, reflexo do momento em que a banda se encontrava.

Em In the Flat Field a maior parte das canções eram do início da carreira, dos primeiros ensaios. Natural que Mask apresente uma maturidade musical e um abrandamento na crueza explícita do disco de estreia. Essa tendência que já se insinuava nos singles, concretiza-se no álbum. Por essa época o grupo se inclinava inclusive pelo Dub, vide “In Fear of Dub”, uma versão para “In Fear of Fear”, que mais tarde entraria como faixa bônus, ou “Earwax”.

Ideias e estilo sempre estiveram em primeiro plano na concepção do Bauhaus, Mask reafirma isso. As ideias musicais tomam as mais variadas formas: o baixo de David J (agora mais pontual e groove) e a bateria sempre inusitada de Kevin Haskins continuam sendo a matéria bruta das canções do grupo, que passa a incorporar teclados e sax, como na ótima “Dancing”, com letra de David J (‘estamos dançando no lado negro dessa canção’) ou a psicótica “In Fear of Fear” e seu sax alucinado. Em “Of Lillies and Remains” (com um groove quase Reggae) a cozinha faz uma “cama” para a declamação da letra que fala de alguém que descobre que acabou de morrer e precisa escalar um muro alto e cheio de buracos para voltar à vida.

Por ter obtido uma boa colocação nas paradas, é comum a afirmação de ser o álbum mais comercial do grupo. Vá lá que “Kick in the Eye” é das canções mais acessíveis do grupo, mas Mask não é um álbum de fácil assimilação. Há uma clima denso, uma atmosfera carregada que percorre algumas canções, como na faixa título ou na melancólica “Hollow Hills”. Acrescente-se que a maior parte das letras não são nada palatáveis. “Passion of Lovers”,outra grande faixa do disco, tem teclados de fundo com tons épicos/misteriosos, o baixo é profundo, e Murphy canta que “a paixão dos amantes é pela morte”.

+++ Leia em DISCOGRAFIA COMENTADA sobre ‘In The Flat Field’, do Bauhaus

“Muscle in Plastic” segue uma melodia dissonante ao piano, uma batida de bateria absurda, linha de baixo com muitos espaços vazios e uma confissão: “Sou músculo em plástico, um mau movimento de Nijinski, uma peça branca do show e não tenho nada a perde”. As referências não param, “The Man With X-Ray Eyes” toma emprestado o título do filme de mesmo nome de Roger Corman, de 1963; e “Kick in the Eye” fala da busca por Satori, um termo relacionado ao Budismo.

Após o lançamento e relativo sucesso alcançado por Mask, o Bauhaus seguiria por uma maratona de shows pela Europa, EUA e algumas apresentações para a TV.


FAIXAS:
1. Hair Of The Dog
2. Passion Of Lovers
3. Of Lillies And Remains
4. Dancing
5. Hollow Hills
6. Kick In The Eye 2
7. In Fear Of Fear
8. Muscle In Plastic
9. The Man With The X-Ray Eyes
10.Mask

 


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