DROPS #5 | O Oficial e o Espião, A Odisséia dos Tontos, A Garota na Névoa & mais


O Oficial e o Espião, imagem de cena do filme
O Oficial e o Espião

A coluna Drops chega com mais uma edição trazendo quatro filmes de gêneros diversos. Entre o drama de época baseado em uma história real, dirigido pelo tarimbado Diretor Roman Polanski, e o drama, também baseado em uma história real, da jovem Diretora Marielle Heller com Tom Hanks no elenco, trazemos um thriller policial italiano cheio de reviravoltas e um filme argentino com o onipresente Ricardo Darín que também usa acontecimentos reais (o Corralito) para contar a história de um grupo de vizinhos em busca de reaver o dinheiro para montar uma cooperativa. Diferente de outra edições, nenhum desses filmes estão disponíveis nos serviços de streaming. Por fim, a dica é a série da HBO Admirável Mundo Novo (ainda não lançada por aqui), baseada no excelente livro de Aldous Huxley, ratificando que as distopias são a bola da vez nas séries.

::: OUTRAS EDIÇÕES: DROPS #1 | DROPS #2 | DROPS #3 | DROPS #4 :::


O OFICIAL E O ESPIÃO | J’accuse (2019)

[Drama, Biografia, História]

O Oficial e o Espião, poster

Dirigido por Roman Polanski, o filme tem no elenco Emannuele Seigner  (esposa do Diretor) e Jean Dujardin (Vencedor do Oscar em 2012 pelo filme O Artista) interpretando o Coronel Georges Picquart. Baseado no livro de mesmo nome do escritor Robert Harris, narra a história real do capitão Alfred Dreyfus (Louis Garrel irreconhecível), que no século XIX é acusado pelo Exército Francês de traição por espionagem, sendo condenado a prisão na Ilha do Diabo. Embora se declare inocente e as provas sejam frágeis, pesa sobre Dreyfus o extremado preconceito da época por ele ser judeu. Georges Picquart é seu ex-professor, que descobre uma teia de segredos que ameaçam não só a si como a própria integridade do Exército. O filme é desnecessariamente longo e Polanski não se mostra interessado em explorar os personagens, optando apenas narrar o absurdo dos acontecimentos com certo distanciamento e alguma frieza. Destaque para a bela reconstituição da época e interpretações sólidas de todo elenco.

::: ASSISTA AO TRAILER >> CLIQUE


A ODISSEIA DOS TONTOS | La Odisea de Los Giles (2019)

[Drama, Comédia, História]

A Odisseia dos Tontos, poster

Filme argentino que tem no elenco o onipresente ator Ricardo Darín, o que é sinônimo de uma produção no mínimo interessante. Ele é Fermín Perlassi, um ex-jogador de futebol que junto com a esposa sonha reativar uma fábrica e transformá-la numa cooperativa para ajudar os moradores da província, convidando vários vizinhos a investirem na empreitada. Tudo corre relativamente bem até ser convencido pelo gerente do banco a depositar o dinheiro, até então numa Caixa Postal, com a promessa de conseguir crédito para tocar o projeto.  A sorte muda quando no dia seguinte acontece o que ficou conhecido como Corralito, medida econômica adotada na Argentina que congelou as contas por 12 meses, permitindo o saque de apenas 250 pesos por semana, e retirada de dólares é totalmente proibida. Algo semelhante ao que já havia acontecido no Brasil em 1990. A partir daí, o grupo começa sua saga para reaver o dinheiro perdido. O filme faz um recorte de um período da história argentina, embora a reconstituição da época pareça situar mais nos anos 80 que nos anos de 2000. Apesar de uma caída no ritmo na segunda metade, o filme mantém o interesse até seus momentos finais.

::: ASSISTA AO TRAILER >> CLIQUE


A GAROTA NA NÉVOA | La Ragazza Nella Nebbia (2017)

[Crime, Mistério, Thriller, Policial]

A Garota na Névoa, poster

Uma garota de 16 anos desaparece dentro de um condomínio fechado sem deixar pistas. Para tentar solucionar o caso é chamado o experiente e midiático investigador Vogel que acompanhado do jovem investigador Borghi vai para uma cidadezinha italiana ajudar a polícia local. O filme é uma produção italiana do gênero thriller policial que tenta emular produções hollywoodianas como Os Suspeitos (Prisoners, 2013), sem a contundência deste. Vogel é um investigador que tem o currículo manchado por um recente caso mal resolvido e por isso está em busca de se redimir, utiliza métodos não muito ortodoxos como vazar informações para uma jornalista sem escrúpulos a fim de criar um espetáculo em torno do acontecimento e, ao mesmo tempo, encurralar o sequestrador. Apesar da sensação de “já vi esse filme antes”, o roteiro traz embutidas algumas reviravoltas finais (plot twist), sendo uma delas fácil de deduzir, as outras são surpreendentes e fazem valer as mais de duas horas. A forma de contar a história, em flashbacks, é interessante mas também não é algo inovador, apesar disso, prende a atenção.

::: ASSISTA AO TRAILER >> CLIQUE


UM LINDO DIA NA VIZINHANÇA | A Beautiful Day in the Neighborhood (2019)

[Drama, História]

Um Lindo dia na Vizinhança, poster

Baseado na história real da amizade entre Fred Rogers (Tom Hanks) e o jornalista Lloyd Vogel (Matthew Rhys). Vogel é um premiado jornalista mal humorado às voltas com as dificuldades de conciliar a vida profissional e pessoal devido ao nascimento do filho. Jerry Vogel é o pai de Lloyd que abandonou a família quando os filhos eram pequenos, e reaparece no casamento da filha em busca de reconciliar com os filhos. Fred Rogers é o espirituoso apresentador de um programa de TV infantil que está no ar há décadas e que Lloyd recebe a missão de entrevistar para traçar um perfil para ser publicado na revista. Centrado nestes três personagens, o filme é um drama conduzido de forma sensível, às vezes se aproximando do piegas, que fala sobre culpa e perdão, sobre a forma como cada um, dentro de sua subjetividade, lida e dá importância ao que lhes acontece, é principalmente sobre a sensação da brevidade da vida e a necessidade de se buscar valorizar aqueles que estão a nossa volta, trazendo à tona a vulnerabilidade que cada um carrega dentro de si. Erra ao não se aprofundar nos personagens, focando em suas histórias.

::: ASSISTA AO TRAILER >> CLIQUE


ADMIRÁVEL MUNDO NOVO | Brave New World (2020)

[Drama, Sci-Fi]

Admirável Mundo Novo, imagem de cena da séria do canal Peacock

A série é baseada no livro do escritor Aldous Huxley e escrita por David Wiener, Grant Morrison e Brian Taylor. Mostra uma sociedade distópica (Nova Londres) em que não há mais nascimentos de forma natural, as pessoas são divididas em grupos de acordo com sua condição genética definida antes do nascimento, os cidadãos são constantemente vigiados, as relações são não monogâmicas, sentimentos são proibidos e as pílulas mantém as mentes condicionadas. Admirável Mundo Novo é uma produção do canal de streaming Peacock, da NBC Universal e foi adquirida pela HBO de Portugal, sendo exibida na HBO Go daquele país.

:: ASSISTA AO TRAILER >> CLIQUE


 

Previous AS BOLOTAS FÁ, SOL E LÁ #7
Next JULIANNA BARWICK | Healing is a Miracle

No Comment

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *