MERCENÁRIAS | ‘Somos Sucesso’ é o nome da biografia da banda a ser lançada em 2021


As Mercenárias, foto da banda
Foto | Rui Mendes

Formada em 1982, e na ativa até hoje após reformulação e um período de inatividade, a banda Mercenárias lançou apenas dois álbuns de estúdio ao longo da carreira, mas ambos marcantes na história do Rock feito no Brasil: Cadê as Armas (1986) e Trashland (1987).

Somos Sucesso – A Biografia das Mercenárias, escrito por Lucas Lima, contará de forma inédita a trajetória da banda paulista e terá prefácio de Leo Moreira Sá, que foi baterista do grupo. Trará também ilustrações de Paloma Miguel, além várias fotos. O lançamento do livro está programado para 2021.

Formada pelas então estudantes Sandra Coutinho (baixo), Rosália (vocal) e Ana Machado (guitarra), a banda teve em seu início o guitarrista Edgard Scandurra (Smack, Ira!) como baterista, sendo posteriormente substituído por Lou. A obra contará a história da banda desde a criação, em 1982, até 1988, quando as Mercenárias foram dispensadas pela gravadora EMI-Odeon.

O jornalista Abonico Smith, comentou sobre o projeto:

“Lucas Lima recupera neste livro o período mágico de vida das Mercenárias. Foram pouco mais de meia década com o recheio de loucas histórias que ele foi fuçar entrevistando as ex-integrantes e testemunhas sobreviventes daquela época. Tem questões como tráfico de drogas, suicídio, transexualidade, ligações com o mundo da moda, as origens nos corredores do curso de Comunicação da USP. Coisas que explicam muitas dúvidas de fãs angariados na década de 1980. Uma trajetória incrível que contextualiza uma das maiores bandas alternativas de nosso país”.

Inicialmente um trabalho de conclusão do curso de Jornalismo, a ideia logo ganhou elogios e apoio para vir a se tornar um livro, conforme comentou o autor:

“Após a apresentação do projeto na Faculdade, fiz mais pesquisas, entrevistas e correções. Busquei jornalistas e pesquisadores para darem uma visão crítica também sobre a obra da banda, assim como conversei com todas as integrantes do grupo novamente… Estou trabalhando agora com meu editor (divulgaremos em breve a editora que lançará o livro) no texto e dando mais detalhes nas cenas. Deixo em destaque que, como pesquisador, trabalho com vestígios e, portanto, não tenho como saber com total certeza sobre a verdade sobre alguns acontecimentos. Até por isso, quando necessário, a narrativa terá as diversas versões para os fatos”.

Foi criado na plataforma Medium um site, onde será divulgado, pouco a pouco, detalhes sobre o projeto. A cada mês será revelado um título de capítulo, junto com a ilustração que estará no início do mesmo, de autoria de Paloma Miguel.


LEIA TAMBÉM:

MERCENÁRIAS – Cadê as Armas

Previous I KNOW THIS MUCH IS TRUE | S/T (2020)
Next MASSIVE ATTACK | Pioneiros do Trip-Hop lançam EP audiovisual 'Eutopia' :: ASSISTA

No Comment

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *