CRÍTICA | Hayden Thorpe – Diviner


Foto Hayden Thorpe para resenha do álbum Diviner (2019)

“Estreia solo de vocalista do Wild Beasts é intimista e se afasta do passado”

Os movimentos dos integrantes de uma banda pós separação às vezes fornecem pistas sobre prováveis razões para o rompimento, indicam caminhos musicais que pareciam enclausurados, mas que em solo se tornam “libertos”, a tal das “diferenças musicais”, que tanto são alegadas para o término de muitas associações.

O Wild Beasts, uma das mais excitantes surgida na década de 00, lançou cinco álbuns de inéditas e encerrou seu ciclo. No caso das “bestas selvagens”, as coisas parecem ter chegado ao fim de forma amigável. Lançaram um álbum de despedida com versões diferentes para suas canções e fizeram alguns shows de fechamento. Um desgaste natural teria sido a razão.

Diviner é a estreia solo de Hayden Thorpe, ex-vocalista/guitarrista da banda. Percebe-se o músico passeando por canções de andamentos lineares, enquanto sua voz, que antes costumava render-se a histrionismos, impõe-se de forma suavemente delicada, e num tom sóbrio.

É um álbum essencialmente acústico, foi composto ao piano, mas não fechado nesse conceito, abre-se concessões para que outros elementos surjam para enriquecimento dos arranjos: teclados, sintetizadores e outros.

Mais do que a busca de uma “identidade musical” ou um caminho para uma possível carreira solo, é como se Thorpe sentisse impelido a botar pra fora essas canções, nas palavras do próprio: “reencontrar-se”, e o piano foi o instrumento em que o músico encontrou a forma adequada para dar vazão a isso.

Musicalmente, os fãs dos Wild Beasts poderão não se conectar com alguma das canções que compõe o álbum. Mas os apreciadores da voz aveludada de Thorpe e da música que faz aflorar sentimentos, inclusive por conta das letras de viés reflexivo, sentir-se-ão agraciados por uma coleção de canções para lhes fazer companhia por alguns minutos ou por toda a vida.

DESTAQUES: “Diviner”, “Earthly Needs”, “Love Crimes”.

TAMBÉM PODE INTERESSAR:

WILD BEASTS – Two Dancers (2009)


Capa do álbum Diviner, de Hayden Thorpe

:: FAIXAS:

01. Diviner
02. Straight Lines
03. Earthly Needs
04. Love Crimes
05. Stop Motion
06. In My Name
07. Anywhen
08. Human Knot
09. Spherical Time
10. Impossible Object

 


 

:: Ouça o álbum:

Previous THE LADLES – The Line (2019)
Next GRINDERMAN - Grinderman (2007) / Grinderman 2 (2010)

1 Comment

  1. Anônimo
    06/08/2019

    Dentro de uma perspectiva análoga ao universo do Wild Beasts, particularmente achei mais interessante que os últimos álbuns da banda. Parabéns pela resenha que “demorou, mas chegou”!

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *