Coquimbo é um cidade marítima do norte do Chile, e nas palavras de seu fundador, Patricio Temples, o que mais gosta da cidade é a sua localização, perto do mar, onde “na maior parte do ano podemos observar uma densa cortina de nevoeiro costeiro em contraste com a cordilheira costeira, que é muito inspiradora”.
Formada em 2014, e centrada no duo Patricio Temples e Patricia Ugalde, a banda lançou recentemente seu segundo álbum, Tropicos, dando sequência a Down Memory Lane, de 2017.
Eles seguem imponentes em sua capacidade de criar densas espirais atmosféricas de grande poder magnético que, subitamente, nos atraem, atordoam e hipnotizam através de espessas brumas de barulho atordoantes que se juntam a elementos melódicos profundos perpetrados pelas linhas graves do baixo. A sensação é de um vórtice sedutoramente envolvente em que somos jogados e nos jogamos de volta num ciclo que se repete, qual Sísifo a rolar a rocha ao topo da montanha.
Talvez seja como a banda descreve sua música “uma forma de viajar por diferentes escalas ao longo dos sentidos e emoções”. Ao adentrar nessa viagem proposta pelo Seatemples, sentimentos de nostalgia e melancolia são evocados. Uma espécie de romantismo que ressoa através das soturnas muralhas de entalhes copiosos construídas em formas de canções, que se unem em pontos diversos, mas elaboram aspectos únicos em cada uma delas.
Enfim, o tipo de música que parece ser em vão buscar palavras para descrevê-la, já que está intimamente conectada com sensações, algo único e misterioso.
Perguntamos ao grupo sobre origens e formação, sobre o processo de gravação de Tropicos, sobre o tempo, Bandcamp e muitas outras coisas, que estão aí nessa nossa entrevista.
Qual foi a faísca que acendeu para você decidir formar a Seatemples? Quem está na banda atualmente?
R: Patricio e eu nos conhecemos há muito tempo, nós dois já tínhamos participado de projetos musicais anteriores, mas foi só em 2014 que nos reunimos e começamos a tocar como uma banda. Naquela época morávamos perto do mar, então ter essa paisagem tão próxima foi definitivamente inspirador e algo que queríamos adicionar à nossa música.
A banda atualmente é Patricio na guitarra, sintetizador de vocais e samples, Priscila baixo e vocal, Harold na bateria e percussão e Valentino que acaba de se incorporar à banda.
Sobre a escolha do título do novo álbum, Tropicos, que seria uma espécie de “mapeamento de diferentes latitudes geográficas dentro de uma variedade de nuances e atmosferas hipnóticas”. O que poderia nos contar a respeito?
R: É uma metáfora para falar sobre como nossa música pode viajar por diferentes escalas ao longo de nossos sentidos e emoções. Quando escrevi as músicas tentei não repetir as cenas emocionais que elas evocam, tento fazer diferentes histórias com uma variedade de personagens e texturas para criar um novo cenário ou enredo em cada caso.
O álbum foi lançado há pouco tempo, em meio à pandemia, mas teve as gravações iniciadas em 2019. Como foi o processo de gravação e o que levou a lançarem o álbum nesse momento tão delicado?
R: Bom, o levante social começou em outubro [ocorrido no Chile], naquele momento planejávamos uma turnê pelo país com algumas datas. Tentamos concentrar nossos esforços e tempo em terminar alguns detalhes das músicas mais recentes, atualizamos nosso estúdio caseiro para torná-lo mais profissional, então a pandemia veio e se tornou totalmente impossível ver um futuro otimista, mas a verdadeira vocação da música e da arte teve um efeito maior e mais significativo sobre nós, então decidimos seguir em frente e também agradecemos a todos os nossos fãs que nos escreveram enviando seu apoio, na verdade, conectou-se diretamente com o apoio quando oferecemos uma pré-venda do álbum que foi imediatamente esgotado .
Chama a atenção nos aspectos técnicos a presença do produtor e engenheiro de som Daniel Knowles (Amusement Parks on Fire, DIIV) na mixagem e o produtor italiano Maurizio Baggio (The Soft Moon, Boy Harsher, Holygram) na masterização de Tropicos. Como aconteceu essa parceria?
R: Nós tínhamos trabalhado com Nicholas Wood anteriormente em nosso primeiro single Chaosphere, e nossa ideia era continuar trabalhando com ele, mas ele tinha alguns problemas de tempo, então no final não foi possível. Então lá estávamos nós com muitas músicas gravadas mas sem produtor, foi então que Patricio entrou em contato com Jennifer F. que nos apresentou a Daniel Knowles, seu marido, que por acaso era ex-membro da APOF, produtor e engenheiro de som . Fizemos uma mixagem de teste e nossas visões coincidiram, então Daniel foi a adição perfeita para a equipe e estamos muito felizes com o resultado do álbum.
De que forma o trabalho de Daniel e Maurizio influenciou na sonoridade final de Tropicos? Nossa impressão é que há uma melhor “harmonização” entre os instrumentos. O que acha?
R: Pessoalmente, acho que Daniel e Maurizio nos ajudaram a colocar tudo junto. Antes de gravar, estudamos as músicas e tentamos gravar da forma mais organizada possível, mas existem certos elementos que precisam ser incorporados na mixagem.
Vocês sentiram algum tipo de pressão, até de si mesmo, por ser o segundo álbum? E como ele se conecta com Down Memory Lane, o álbum anterior? Minha impressão é de uma sonoridade mais atmosférica, mais onírica.
R: Eu acho que esse álbum se conecta com Down Memory Lane através de paisagens íntimas, é muito importante para nós podermos criar atmosferas que permitem que você se relacione com quem está ouvindo. Como criamos algumas expectativas com Down Memory Lane, aprendemos muito sobre o processo criativo, decidimos gastar mais tempo e tudo que era necessário neste álbum para fazer um disco perfeito. Em primeiro lugar, as canções são muito mais elaboradas, poderíamos integrar mais recursos, tentamos melhorar nossas habilidades para contar histórias cinematográficas criando uma trilha sonora notável para desajustados.
A música de vocês incorpora elementos do Pós-Punk, do Shoegaze, Dreampop e Darkwave, resultando numa combinação musical que gera tanto melancolia quanto nostalgia, às vezes uma sensação de hipnose. Como se originam as músicas do Seatemples e qual a importância das letras na criação das atmosferas?
R: Acho que tem a ver principalmente com uma visão quando você começa a escrever uma música baseada em uma única melodia e linha, é como se você tivesse a habilidade de decidir o que colocar antes e depois daquela cena mágica, depois você puxa os elementos e ambientes porque quando você adiciona esses sons que podem variar e você percebe isso devido a um critério estético às vezes, então você sabe que tipo de letra precisa ser desenvolvida no lugar e no momento certo, isso também pode ser feito ao contrário. No final, acho que é um processo muito profundo e especial, às vezes espiritual, às vezes experimental, mas você nunca desconecta sua visão e senso de beleza e viaja por essa cena uma e outra vez como se estivesse em loops.
Por falar em letras, o que o levou a compor músicas em espanhol para o novo álbum? Ao mudar de idioma, você também nota mudanças na percepção da atmosfera da música?
R: Bem, como falantes nativos de espanhol, nós crescemos lendo muito poesia, Vicente Huidobro e Gabriela Mistral são bastante familiares para nós assim como música em espanhol, então uma coisa linda sobre aquelas canções de rádio dos anos 80 e até mais velhas, fomos inspirados por todos esses elementos musicais e decidimos começar a usar alguns conteúdos românticos e psicodélicos nas letras. Um deles está estreitamente relacionado com a revolta social e a perda de entes queridos.
“Ecos” é minha canção preferida do álbum no momento, algo que sempre tende a mudar com o tempo e novas audições, algo que acontece com vários álbuns. Tem alguma canção no álbum que te toca mais? E você compartilha dessa sensação de alternância no gosto das canções dos álbuns com o passar do tempo?
R: Achamos que músicos e artistas em geral sempre têm uma peça com a qual se conectam mais. No nosso caso, gostamos de tocar e ouvir todas as nossas músicas, especialmente “Ecos”, e acho que é porque ela está diretamente relacionada às nossas raízes mais profundas em termos da música romântica com a qual crescemos.
Em relação à sensação de alternância, definitivamente acontece! Relaciona-se muito com os sentimentos e fases da vida que você está passando no momento.
Falando em tempo, muito se fala dos tempos corridos que vivemos e como vinte e quatro horas não parecem ser suficientes para darmos conta de tudo que temos que fazer. Qual tua opinião? Consegue administrar seu tempo de forma satisfatória?
R: Na verdade, os tempos estão muito ocupados agora, mas para o melhor ou para o pior, estamos trabalhando em casa, então temos sido capazes de administrar bem o tempo, apesar de todas as milhões de coisas que temos que fazer diariamente, temos dormido algumas horas a menos, mas em geral, essa nova normalidade ainda não nos afetou.
Às vezes é difícil encontrar o equilíbrio entre trabalho e casa, especialmente agora que está tudo misturado e acho que tem sido uma questão problemática ultimamente, estamos vivendo neste período de transição em que você tem que fazer o que puder, especialmente os trabalhadores que lidam com pessoas, para o bem maior sem direito de reclamar. Esperançosamente, esse período levará as pessoas a entender que o tempo é precioso e que devemos estar muito conscientes de como escolhemos gastá-lo.
Ainda sobre o tempo, se pudesse voltar e fazer algo diferente em relação ao Seatemples ou de forma geral, mudaria alguma coisa?
R: Provavelmente, considerando uma turnê internacional antes da pandemia!
Seatemples está presente nas plataformas Spotify e Bandcamp. Muitos criticam o Spotify pelo valor que é pago aos artistas, outros elogiam o Bandcamp por ser mais “amigável” aos artistas? Qual sua opinião?
R: Achamos que o Spotify e todas as plataformas de distribuição semelhantes não são tão amigáveis para os artistas quanto o Bandcamp, no entanto, o Spotify oferece mais distribuição e disponibiliza sua música para diferentes tipos de público, o que, no final, pode levar as pessoas a procurarem você em outras plataformas onde eles podem adquirir sua música.
Já que estamos falando de formatos de distribuição, vocês pretendem lançar o Tropicos em mídia física ou será apenas virtual?
R: Sim, na verdade lançamos um digipack que estava disponível para o território chileno, e que já se esgotou, e planejamos lançar uma segunda edição do CD por meio de nosso selo, Icy Cold Records, que esperamos sair em setembro, mais um edição em cassete através do Black Jack Illuminist. Espero que no futuro possamos lançar uma versão em vinil, mas por enquanto esses são os planos.
Considerando esse momento singular que estamos vivendo, como tem sido o processo de divulgação do álbum, há planos de apresentar as canções ao vivo no pós-pandemia. Consegue vislumbrar como serão os shows no pós-pandemia?
R: A promoção do álbum tem sido principalmente online, como tudo agora, e acho que tem suas vantagens, uma vez que o coronavírus obrigou as pessoas passarem mais tempo em seus computadores, o que nos ajudou a atingir públicos diferentes e também obter mais feedback, o que até agora tem sido incrível! Em relação aos shows, neste momento a apresentação mais importante é o Festival Independencia Sónica, onde dividiremos o cenário virtual com várias bandas de shoegaze, dream pop e postpunk da América Latina.
Provavelmente no futuro os programas serão majoritariamente online, como Independencia Sónica, ou muito restritos em termos de espaço, como os que estão acontecendo neste momento com quadrados 3×3 onde as pessoas têm que se manter dentro dos limites ou no carro, nenhuma destas opções é o ideal, gostamos da adrenalina do palco!
Seatemples chegou aqui no Brasil inicialmente graças à participação no tributo ao Slowdive, do The Blog That Celebrates Itself? Como aconteceu a participação e o que motivou a escolha da faixa “Spanish Air”?
R: Tínhamos feito alguns singles antes, mas ainda não tínhamos lançado nosso álbum, então foi muito bom ter sido convidado (por Renato Malizia) para participar desse projeto, especialmente porque somos grandes fãs de Slowdive. Como éramos a última banda a entrar, procuramos uma música com a qual nos sentíssemos confortáveis, então chegamos a “Spanish Air”. Olhando agora em retrospectiva, percebemos que foi uma ótima escolha e traz muitas lembranças.
No dia 25 de setembro vocês participarão do Festival Online Independência Sonica, que terá bandas Shoegaze/Dreampop/Post-Punk, incluindo novas como a brasileira Ousel ou a argentina Nax, e experientes como Resplandor, uma das bandas sul-americanas mais longevas e representativas do Shoegaze e Dreampop do continente. Você acompanha o cenário musical do continente? Quais bandas, além das citadas, poderia indicar, incluindo de seu país?
R: Sim! Somos grandes fãs de bandas latino-americanas dos anos 80 e 90, como Jirafa Ardiendo, Lucybell, Malcorazón, Sien, Pinochet Boys, Congelador, Congelador, Sumo, Caifanes, La Ley, Size e alguns atuais, como Santo Suicida, The Conheça, Maff, Diavol Strâin, Kilometro 22, Lasitud, Rilev, Pilgrims of Yearning, Jesucrisis, Lluvia Trip, Pure Morning, Hexagramas e Car Crash Sisters.
Finalmente, podemos esperar vê-lo aqui no Brasil no futuro?
R: Com sorte, assim que acabar o coronavírus! Adoraríamos tocar no Brasil, principalmente em São Paulo, temos muitas pessoas que nos seguem de lá e estamos apenas esperando as condições de estarmos seguros para ir e se divertir nos palcos brasileiros.
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INTERVIEW IN ENGLISH
Coquimbo is a maritime city in northern Chile, and in the words of its founder, Patricio Temples, what most likes the city is its location, close to the sea, where “most of the year we can observe a dense coastal fog curtain in contrast to the coastal mountain range, which is very inspiring ”.
Formed in 2014, and centered on the duo Patricio Temples and Priscila Ugalde, the band recently released their second album, Tropicos, following on from Down Memory Lane, from 2017.
They remain imposing in their ability to create dense atmospheric spirals of great magnetic power that suddenly attract, stun and hypnotize us through thick stunning mists that join with deep melodic elements perpetrated by the bass lines. The sensation is of a seductively enveloping vortex in which we are thrown and we throw ourselves back in a cycle that repeats itself, like Sisyphus rolling the rock to the top of the mountain.
Perhaps it is how the band describes their music “a way of traveling through different scales along the senses and emotions”. Upon entering this journey proposed by Seatemples, feelings of nostalgia and melancholy are evoked. A kind of romanticism that resonates through the dark walls of copious carvings built in the form of songs, which come together at different points, but elaborate unique aspects in each one.
Anyway, the type of music that seems to be in vain looking for words to describe it, since it is intimately connected with sensations, something unique and mysterious.
We asked the group about origins and training, about the recording process of Tropicos, about the weather, Bandcamp and many other things, which are there in our interview.
What was the spark that lit up for you to decide to form Seatemples? Who is in the band today?
R: Patricio and I have known each other for a very long time, both of us had participated of previous musical projects but it wasn’t until 2014 that we got together and started playing as a band. At that time we were living by the sea, so having this landscape so close was definitely inspiring and something we wanted to add into our music.
The band right now is Patricio in guitar, vocals synth and samples, Priscila bass and vocals, Harold in drums and percussion and Valentino who is just incorporating to the band.
On the choice of the title of the new album, Tropicos, which would be a kind of “mapping of different geographical latitudes within a variety of nuances and hypnotic atmospheres”. What could you tell us about?R: It’s a metaphore to speak about how our music can travel through different scales along our senses and emotions, when I wrote the songs I tried not to repeat the emotional scenes they evoke, I attempt to make different stories with a variety of characters and textures to create a new setting or plot in each case.
The album was released a few days ago, in the midst of the pandemic, but had the recordings started in 2019. How was the recording process and what led you to release the album at this very delicate moment?
R: Well, the social uprising started in october [occurred in Chile], at that point we had planned a tour along the country with at least dates or more. We tried to focus our efforts and time on finishing some details of the newest songs, we upgraded our home studio to make it more professional then the pandemic came and it was totally unestable to see an optimistic future but the true call of music and art had a bigger and more significant effect on us, so we decided to move on and also thanks to all our fans who wrote us sending their support actually it has rightly connected with the support when we offered a pre order for the album which was inmediately sold out.
The presence of producer and sound engineer Daniel Knowles (Amusement Parks on Fire, DIIV) in the mix and the Italian producer Maurizio Baggio (The Soft Moon, Boy Harsher, Holygram) in the mastering of Tropicos draws attention in technical aspects. How did this partnership happen?
R: We had worked with Nicholas Wood previously in our first single Chaosphere, and our idea was to continue working with him but he had some time issues so in the end it wasn’t possible. So there we were, with many songs recorded but with no producer, so that was when Patricio got in touch with Jennifer F. who introduced us to Daniel Knowles, her husband, who happened to be a former member of APOF, producer and sound engineer. We had a test mix and our visions coincided, so Daniel was the perfect addition to the team, and we are very happy with how the álbum turned out.
How did Daniel and Maurizio’s work influence the final sound of Tropicos? Our impression is that there is a better “harmonization” between the instruments. What do you think?
R: Personally, I think Daniel and Maurizio helped us to pull everything together. Before recording, we studied the songs and tried to record as neatly as possible, but there are certain elements that have to be incorporated in the mixing.
Did you feel any pressure, even from yourself, for being the second album? And how does it connect with Down Memory Lane, the previous album? My impression is of a more atmospheric, more dreamlike sound.
R: I think this album connects with Down Memory Lane through intimate landscapes, it is very important for us to be able to create atmospheres that allow you to bond with whoever is listening. Since we created some expectations with Down Memory Lane, we learned a lot about the creative process we decided to spend more time and everything needed on his album to make a perfect record. Firstable, the songs are way more elaborated, we could integrate more resources, we tried to improve our skills to tell cinematic stories creating a remarkable soundtrack for misfits.
Your music incorporates elements from Post-Punk, Shoegaze, Dreampop and Darkwave, resulting in a musical combination that generates both melancholy and nostalgia, sometimes a sensation of hypnosis. How did Seatemples’ music originate and what is the importance of lyrics in creating atmospheres?
R: I think it has to do mostly with a vision when you start writing a song based on a single melody and line, it’s like you had the skill to decide what to put before and after that magical scene, afterwards you pull the stages and enviroments because when you add these sounds which can vary and you realise about this due to a aesthetic criteria sometimes, so the you know what kind of lyrics you need to be develop in the right place and moment, this can also be done backwards, at the end I think its avery deep and special process, sometimes spiritual, sometimes experimental but you never disconnect your vision and sense of beauty and travelling along these scene one and again like going in loops.
Speaking of lyrics, what led you to compose songs in Spanish for the new album? When changing languages, do you also notice changes in the perception of the song’s atmosphere?
R: Well, as Spanish native speakers we grew up reading a lot of poetry, Vicente Huidobro and Gabriela Mistral are quite familiar for us as well as music in Spanish, then beautiful thing about those radio songs from the 80 and even older, so we were inspired by all of these musical stages and decided to start using some romantic and psychedelic contents in the lyrics. One of them is strictly related with the social uprising and lost of loved ones.
“Ecos” it’s my favorite song on the album at the moment, something that always tends to change with time and new auditions, something that happens with several albums. Is there a song on the album that touches you the most? And do you share that feeling of alternation in the taste of the songs on the albums over time?
R: We think musicians and artists in general always have a piece with which they connect the most. In our case we enjoy playing and listening to all our songs, especially Ecos and I think it’s because Ecos is directly related to our deepest roots in terms of the romantic music we grew up with.
Regarding the feeling of alternation, it definitely happens! It relates very much with the feelings and stages of life you are going through at the moment.
Talking about time, much is said about the busy times that we live and as twenty-four hours do not seem to be enough to account for everything we have to do. What’s your opinion? Can you manage your time satisfactorily?
R: Indeed times are very busy right now, but for better or for worse we are working from home so we have been able to manage time well despite all the million things we have to do daily, we have been sleeping a few hours less but in general this new normalcy has not taken a toll on us, yet.
Sometimes it’s hard to find balance between work and home, especially now that’s all mixed and I think that has been a problematic issue lately, we are living in this transition period where you have to do what you can, especially workers that deal with people, for the greater good with no right to complain. Hopefully this period will lead people to understand that time is precious and we have to be very aware of how we choose to spend it.
Still on time, if you could go back and do something different in relation to Seatemples or in general, would you change anything?
R: Probably, considering international touring before the pandemic!
Seatemples is present on the Spotify and Bandcamp platforms. Many criticize Spotify for the amount paid to artists, others praise Bandcamp for being more “friendly” to artists? What is your opinion?
R: We do think Spotify and all similar platforms of distribution are not as friendly to artists as Bandcamp, however, Spotify offers more distribution and it makes your music available for different types of audiences which, in the end, may lead people to look for you in other platforms where they can acquire your music.
Since we are talking about distribution formats, do you intend to launch Tropicos in physical media or will it be just virtual?
R: Yes, we actually released a digipack that was available for chilean territory, and that is already sold out, and we plan to release a second CD edition through our label, Icy Cold Records, that will hopefully be out in September, plus a cassette edition through Black Jack Illuminist. Hopefully in the future we will be able to release a vinyl version, but for now these are the plans.
Considering this singular moment that we are living, as has been the process of promoting the album, there are plans to present the songs live in the post-pandemic. Can you imagine what the post-pandemic shows will be like?
R: The promotion of the album has been mainly online, as everything right now, and I think that has played to our advantage since coronavirus has imposed that people have to spend more time in their computers so that has helped us reach different audiences and also get more feedback, which so far has been amazing! Regarding shows, right now the most important presentation is Independencia Sónica Festival, where will be sharing the virtual scenario with many shoegaze, dream pop and postpunk bands from Latinamerica.
Probably in the future shows will be mostly online, like Independencia Sónica, or very restricted in terms of space, like the ones that are being held right now with 3×3 squares where people have to stay within the limits or in their cars, none of these options is the ideal, we like the adrenaline of the stage!
Seatemples arrived here in Brazil initially due to participation in the tribute to Slowdive, by The Blog That Celebrates Itself? How did the participation happen and what motivated the choice of the song “Spanish Air”?
R: We had had some singles in rotation before but we hadn’t released our album yet so it was a very nice plus being invited (by Renato Malizia) to participate in this project, especially because we are big fans of Slowdive. Since we were the last band to get in, we worked our way through finding a song that we were comfortable with, so we landed in Spanish Air. Now the we see it in retrospective, it was a great choice and it brings back a lot of memories.
On September 25th you will participate in the Independencia Sónica Online Festival, which will have Shoegaze / Dreampop / Post-Punk bands, including new ones like the Brazilian Ousel or the Argentine Nax, and experienced ones like Resplandor, one of the most long-lived South American bands and representative of the continent’s Shoegaze and Dreampop. Do you follow the continent’s music scene? Which bands, besides those mentioned, could you indicate, including from your country?
R: We do! We are big fans of latinamerican bands from the 80s and 90s such as Jirafa Ardiendo, early Lucybell, Malcorazón, Sien, Pinochet Boys, Congelador, Sumo, Caifanes, early La Ley, Size, and some current ones like Santo Suicida, The Know, Maff, Diavol Strâin, Kilometro 22, Lasitud, Rilev, Pilgrims of Yearning, Jesucrisis, Lluvia Trip, Pure Morning, Hexagrams and Car Crash Sisters.
Finally, can we hope to see you here in Brazil in the future?
R: Hopefully, once coronavirus is over! We would love to play in Brazil, mostly in Sao Paulo, we have many people that follow us from there and we’re just waiting for the conditions to be safe to go and have a blast in brazilian stages.
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