Richard Evans analisa a música eletrônica a partir dos 70’s em seu novo livro



“Listening to the music the machines make
I let my heart break just for a moment
Listening to the music the machines make
I felt the floor change into an ocean”

O trecho acima é da canção “Just for a Moment”, do álbum Systems of Romance (1978), da banda britânica Ultravox, e foi daí que saiu o título do livro de Richard Evans: Listening To The Music The Machines Make – Inventing Electronic Pop 1978-1983 (Omnibus Press). Já nas páginas inicias do livro, ele comenta sobre isso e a dívida enorme com a banda de John Foxx por lhe permitir usar a frase como título e também pelo incentivo desde o início.

Evans trabalhou na indústria da música por mais de trinta anos, incluindo nas gravadoras London e Factory Records, e também na MTV Europa, somado a trabalhos com Andy Bell e Vince Clarke, do Erasure. Ele também é autor do livro Remember the 80’s, que nas palavras do autor foi o que abriu as portas para seu novo livro:

“Alguns anos atrás, tive a chance de escrever um livro sobre a cultura pop dos anos 1980 que saiu como Remember The 80’s, em 2008…assumir o projeto me fez perceber que escrever e publicar um livro era algo que eu realmente poderia fazer e comecei a pensar ativamente em ideias para outro. Tive a ideia de um livro que mapeasse a ascensão do pop eletrônico uma década atrás, em parte porque é um assunto que está muito próximo do meu coração, mas também porque não havia realmente um livro comparável cobrindo o mesmo assunto… e então eu meio que mexi na ideia por anos, lendo muitos outros livros que abordavam o mesmo assunto, gastando tempo pesquisando a imprensa musical da época e geralmente procrastinando como um louco até o final de 2019 Eu finalmente percebi que era hora de fazer isso direito ou simplesmente abandonar toda a ideia”.

Considerado “Livro do Ano” por algumas publicações, são 528 páginas, divididas em cinco capítulos: Inspiration (1977), Revolution (1978 & 1979), Transition (1980 & 1981), Mainstream (1982 & 1983) e Reaction (1984-1993), com foco principal nas bandas britânicas de Synthpop/New Romantics: The Human League, Tubeway Army, Japan, OMD, Ultravox, Duran Duran, Visage, Soft Cell, Depeche Mode, Heaven 17, são alguns dos nomes presentes.

O Autor Richard Evans autografando o livro

Claro que isso não exclui a presença de uma série de outros nomes fundamentais como David Bowie, Brian Eno e, óbvio, Kraftwerk, e outros que estão mais pela importância histórica, como os Sex Pistols; enquanto nomes não exatamente ligados à música eletrônica, como Joy Division, ou os vanguardistas do Cabaret Voltaire e Fad Gadget, mas por também usarem elementos da eletrônica em suas canções, ou seja, pela influência sofrida.

Há muito mais que tudo isso descrito, e para dar conta de traçar essa trajetória musical, Evans o faz utilizando uma cronologia que subdivide os anos e a partir da análise das bandas.

O livro começa narrando a apresentação de David Bowie na TV, apresentando a faixa “Starman”: “É uma ironia inevitável que esta história da revolução eletrônica comece com uma guitarra acústica azul. A guitarra acústica azul que tomou as telas de milhões de televisores sintonizados no programa Top of The Pops, irradiada por todo o país na noite de 06 em julho de 1972”, e como essa apresentação foi marcante para uma futura geração de músicos britânicos.

Apesar do trabalho extensivo, o autor conclui que ainda assim não foi possível incluir muita coisa que desejava, que acabou por ficar de fora:

“Originalmente, pensei que o livro seria mais ou menos um relato completo que cobriria todos os lançamentos do pop eletrônico de 1978 a 1983, o período que o livro cobre, mas rapidamente percebi que isso seria impossível, principalmente nos últimos anos, quando o o pop se tornou uma grande parte das paradas e todo mundo começou a lançar discos eletrônicos ou a incorporar elementos eletrônicos em seus discos. A essa altura, percebi que teria que deixar algumas pessoas de fora. Houve alguns artistas que eu lutei comigo mesmo sobre incluir ou não e, finalmente, decidi deixar de fora – não vou mencioná-los porque isso chamaria a atenção para o fato de que eles não estão no livro – mas eu não acho que deixei alguém cuja contribuição para a história foi crucial. Tenho certeza que alguém vai me dizer se o fiz”.

Listening To The Music The Machines Make – Inventing Electronic Pop 1978-1983 foi lançado pela editora Omnibus Press, no Reino Unido e internacionalmente, no dia 17 de novembro de 2022. No dia 26 de janeiro, sai nos Estados Unidos.


 

 

 

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