“Love Will Tear Us Apart”, uma canção para ser tocada em estádios de futebol?


Love Will Tear Us Apart - Manchester City
Crédito: JIMX

Hit do Joy Division e não incluída no álbum ‘Closer’, “Love Will Tear Us Apart” tem sido tocada durante os jogos do Manchester City

Quem é fã do Joy Division e assistiu a final da UEFA Champions League de 2023 e também do Mundial de Clubes FIFA deve ter notado que, ao final do jogo tocou em alto e bom som “Love Will Tear Us Apart”, uma das canções mais emblemáticas do Joy Division. E, por que não dizer? Uma das maiores canções de (ou sobre) Amor já escritas na história da música pop. E não são poucas pessoas que concordam com essa afirmação, Bono (do U2) é uma delas.

Por um lado, não há que se estranhar, o Joy Division é da mesma cidade dos “blues”. Mas há que se estranhar,  a letra de “Love Will Tear Us Apart” tem um tão pessimista, sendo usada como uma música de celebração, algo mais comum, por exemplo, com “We Are the Champions”, do Queen.

E a canção segue sendo tocada durante os jogos do City em casa, no Etihad Stadium.

Escrita por Ian Curtis, cujas letras eram bastante subjetivas e com um tom enigmático, a letra de “Love Will Tear Us Apart” é uma das mais diretas já escritas por Ian, indo direto ao cerne da questão, e falando, de forma quase explícita, sobre seu relacionamento com a esposa Deborah. Ian teve um caso com a jornalista e promotora musical Annik Honoré, que o vocalista conheceu durante shows do Joy Division na Bélgica, e isso foi motivo de problemas em seu casamento.

“Love Will Tear Us Apart” foi lançada oficialmente em junho de 1980, cerca de um mês após a morte fatídica de Ian Curtis, e foi o primeiro hit do quarteto de Manchester. Por muitos anos, e até hoje, a música tem entrado em lista de melhores canções de todos os tempos. Na época do lançamento de Closer (segundo álbum do Joy Division), ela acabou não entrando na lista final do disco – vindo a ser colocada em algumas edições do álbum em alguns países devido ao sucesso alcançado.

Mas como “Love Will Tear US Apart” acabou entrando na galeria de canções tocadas durante os jogos do Manchester City?

Em 2023, Noel Gallagher (do Oasis) – torcedor  do City – foi convidado a escolher as 15 músicas para uma playlist apropriada para ajudar o City na luta pelo histórico título da Liga dos Campeões. Ele criou uma playlist no Spotify intitulada “Manchester City x Noel Gallagher Takeover” que contém faixas dele mesmo com a sua banda, o High Flying Birds, além de Primal Scream, UNKLE, Young Fathers e…Joy Division (OUÇA AO FINAL).

Ian Curtis também era torcedor do Manchester City, assim como o pai. Em entrevista, sua filha, Natalie Curtis comentou sobre a preferência do pai:

“Infelizmente, a única fotografia do meu pai com uma camisa de futebol é uma dele quando menino, vestindo uma camiseta do United…A família da minha avó paterna apoia o United, imagino que os avós dele tenham comprado a camisa do United para ele. Mas em algum momento ele escolheu o time de seu pai porque o homem Ian era torcedor do City. Eu sei que meu avô levava meu pai aos jogos. Embora minha mãe torça para o Everton, ela ama secretamente o City (a menos que eles estejam jogando contra o Everton) depois de se casar com meu pai. Minha coisa favorita que ela me contou é que a ambição de meu pai era morar perto de Maine Road. Ele não sabia dirigir, mas em vez de aprender a dirigir queria uma casa perto do campo de futebol!”.

Mas quem imaginaria, em 1980 (e até em alguns anos depois), que “Love Will Tear Us Apart” seria tocada em partidas de futebol? Talvez nem Ian Curtis, nem Peter Hook, nem Bernard Sumner e nem Stephen Morris imaginaria. O visionário produtor Martin Hannet? Quem sabe?

+++ Leia em ESSE EU TIVE EM VINIL sobre ‘Unknown Pleasures’, do Joy Division

É o poder da música. Capaz de transcender não só tempo, espaço e lugar, mas romper barreiras antes consideradas intransponíveis.

E se você acompanha os jogos do Manchester City na Premier League, não se surpreenda quando “Love Will Tear Us Apart” começar a tocar, já se tornou corriqueiro.

Confira abaixo a playlist “Man City FC x Noel Gallagher Takeover”:

Previous 'As 4 Filhas de Olfa' e os conflitos geracionais de uma família diante do Islamismo
Next DESTAQUES DA SEMANA (11 a 16/03)

No Comment

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *