“Gosto de elevar o banal através do surrealismo. Mistério e ambiguidade são armas importantes no arsenal de um designer. Eu tento criar imagens onde você nem sempre recebe a ‘mensagem’ imediatamente – mas essas coisas deixam um gancho em você. Deixar algum espaço para interpretação é importante. ” (Vaughan Oliver)
Como fã do trabalho do designer gráfico Vaughan Oliver na criação de capas icônicas de artistas da 4AD, prestamos a nossa homenagem ao belo trabalho desse genial artista que soube como poucos traduzir em imagens o conteúdo de muitos e muitos discos que foram marcantes em nossa jornada musical.
Ao lado do fotógrafo Nigel Grierson, com a sua produtora 23 Envelope, Vaughan iniciou na década de 80 uma parceria com a 4AD, de Ivo Watts-Russell, assumindo a responsabilidade pela parte gráfica dos álbuns da gravadora até 1987. Em 1988, ele fundou a V23, passando a trabalhar com artistas e designers como Chris Bigg, Simon Larbalestier ou Marc Atkins, e mantendo a parceria com a 4AD. Sua contribuição para o selo, por dar uma “cara”, foi tão importante que se tornou uma espécie de marca registrada nos trabalhos lançados pela gravadora, vide as capas do Cocteau Twins e Pixies, todas com a sua assinatura.
Vaughan se foi ontem, aos 62 anos, conforme anunciado pelo amigo escritor, editor e designer Adrian Shaughnessy, através do Twitter. Sua arte continua, segue eternizada numa infinidade de discos espalhados nas prateleiras e estantes de milhões de usuários ao redor do mundo, seja em álbuns dos Pixies, ou Cocteu Twins, ou Lush, ou Breeders, ou Pale Saints, ou outras tantas bandas cujo trabalho foi magistralmente ilustrado pela mente criativa desse artista singular.
Fizemos uma Lista de 7 Capas criadas por Vaughan e que pensamos serem icônicas no trabalho do artista, seguindo mais pelo gosto pessoal mesmo. Foi um trabalho doloroso, já que tivemos de deixar muitas outras de fora, mas quem se interessar pode mandar sua lista de preferidas.
01. THIS MORTAL COIL – It’ll End in Tears (1984)
02. COCTEAU TWINS – Treasure (1984)
03. PIXIES – Surfer Rosa (1988)
04. PIXIES – Doolittle (1989)
05. THE BREEDERS – Pod (1990)
06. HIS NAME IS ALIVE – Livonia (1990)
07. LUSH – Spooky (1992)
:: Mais:
Entrevista e imagens de seus trabalhos
Lista completa de capas produzidas
:: Assista uma entrevista com o artista:
Homenagem merecida. Até difícil entre essas 7 capas escolher a melhor, tamanha a boa qualidade/criatividade das mesmas. Bela atitude (resenha) do site.
Essas são só 7 das preferidas, olha que um cara fez um monte, cada uma mais bela que outra. Impossível deixar passar em branco, o cara foi responsável pelas capas de um monte de CD’s que possuímos, além de toda a aura que a capa transmite, casando perfeitamente coma a música.
Estou chocado! Ainda há pouco tempo encomendei a versão comemorativa dos 30 anos do disco de estreia dos Pale Saints só porque, além da música, o disco é LINDO! Cheguei a comprar discos só por causa da capa. Tenho uma admiração imensa por todo o trabalho do Vaughan. Que perda…
Não há como não ficar, o cara produziu as capas de alguns de nossos melhores álbuns, e ainda estava na ativa. Pale Saints, boa pedida!