Personagens inteligentes de séries


Peggy Olsen (Mad Men)

Os personagens dessa lista geralmente tem espírito de liderança, são perspicazes e persuasivos. Costumam receber mais carga dramática a cada temporada que passa. Dificilmente morrem nas séries, mas quando isso acontece, público e crítica descem a bronca em produtores e diretores por conta de que são sempre personagens queridos.

O universo é amplo, mas colocamos 7 que deixaram saudades e que ficaram conhecidos pela forma de estudar os problemas ao redor, a astúcia para lidar com as adversidades e a forte psicologia que carregam. Esperamos a sua lista nos comentários, caro leitor. Vamos a eles (em ordem alfabética).


01. CLAIRE UNDERWOOD (HOUSE OF CARDS)

Num universo dominado por homens, onde hipocrisia e falsidade falam alto, essa personagem sobreviveu e ocupou um cargo almejado por muitos. Inteligência emocional, paciência, hora certa de agir e estratégia para não se abalar perante um ambiente fácil de ser corrompido e apodrecido. Claire Underwood (Robin Wright) pode servir de inspiração até para a gente em nosso ambiente de trabalho.


02. DEXTER MORGAN (DEXTER)

A ideia que a série Dexter trouxe foi original, não há de negar. Entretanto, o personagem teria que ter todas as características em potencial: astúcia, agir na surdina, saber de tudo tanto em medicina como no ramo policial, perspicácia, além de conseguir ser o mais discreto possível. As primeiras temporadas foram fundamentais e revelam um dos personagens mais elaborados em séries até hoje. Pra complementar, nosso Dexter Morgan era um ótimo filósofo e frequentemente dialogava com o espectador a respeito da vida, do mundo e da relação entre bem e mal.


03. JESSICA PEARSON (SUITS)

Uma firma de advocacia famosa em Nova Iorque é um bom lugar para se fazer carreira, entretanto comporta muita gente astuta e pronta para tomar o lugar de outro funcionário. É nesse ambiente turbulento onde o emocional fica abalado e os nervos à flor da pele que a figura de Jessica Pearson (Gina Torres) surge. Apesar de ser uma personagem que aparece pouco em alguns episódios, a advogada deve ser lembrada por ser persistente, perspicaz, inabalável e ter liderança nata.


04. PEGGY OLSEN (MAD MEN)

Nos anos 70, um escritório de publicidade, a correia de finalizar uma peça publicitária é algo estressante. Eis que aparece a figura de Peggy Olsen (Elisabeth Moss). De simples funcionária e quieta em seu canto, Peggy passa a ser reconhecida ganhando a confiança de todos, inclusive do chefe Don Drapper (Jon Hamm). Cheia de ideias, disposta a mudanças e persistente ela se mostra inteligente, segura o cargo e não baixa a guarda no meio de um universo machista e que vive sobre constantes transformações.


05. RAYMOND RED REDDINGTON (THE BLACKLIST)

Um fora-da-lei que faz o FBI todo ajoelhar diante dele? Que conhece o passado de outros bandidos? Que antecipa cada passo dado por seus inimigos? Conhece de Literatura a Medicina? Esse é Raymond Red Reddington (James Spader). Perspicaz, ótima memória, estrategista, manipulador e com muito humor fino. Esqueci de dizer que também é um apreciador de qualquer obra de arte e faz disso os melhores diálogos da série.


06. SHERLOCK HOLMES (SHERLOCK)

Elementar, meu caro Watson. Oops, perdão: elementar, meu caro leitor. Transportado para os dias atuais, o personagem Sherlock (Benedict Cumberbacth) segue à risca a figura lendária criada por Arthur Conan Doyle. Sem pestanejar, atento e com muita paciência, nosso personagem traça padrões das pistas e dos suspeitos de seus casos. Tudo numa roupagem atual tendo a internet como propulsora, mesmo assim, nosso Sherlock ainda consegue decifrar seus mistérios tanto pelo lado antigo como pelo lado da tecnologia.


07. WALTER WHITE (BREAKING BAD)

Todo mundo queria ter um pouco de Walter White (Bryan Cranston). Num momento de abalo na vida, descoberta de doença incurável, profissão com pouco rendimento, encontrar uma solução possível para o futuro de sua família torna-se necessário. Desse jeito, nosso pai de família sai numa aventura extrema. O tipo de cara que encontra truques, diálogos, desculpas, estratégias, planos e que tem a química a seu favor para lidar com problemas (saber usar tudo, aí que a inteligência importa).


::LEIA TAMBÉM:
7 PERSONAGENS MARCANTES EM SÉRIES
7 PERSONAGENS FEMININAS MARCANTES EM SÉRIES

Previous PLAYED (The Bodines, 1987)
Next THE NATIONAL – I Am Easy To Find (2019)

1 Comment

  1. Vinícius
    10/12/2020

    Por que não incluiu o Dr. House? Certamente não conhece a série.

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *