Música do Depeche Mode viraliza após tocar na série ‘The Last of Us’


Depeche Mode viraliza após The Last of Us tocar Never let me Down Again

Semelhante ao que aconteceu com “Running Up That Hill (A Deal with God)”, canção da década de 80 de Kate Bush, guardadas as devidas proporções, “Never Let me Down Again”, música do Depeche Mode se tornou uma das mais procuradas nos mecanismos de busca recentemente. Isso porque a canção tocou no primeiro episódio de The Last of Us, nova série do canal HBO.

The Last of Us é uma adaptação baseada no muito bem-sucedido game de ação-aventura e survival horror, criado para PlayStation 3 por Neil Druckmann, e lançado em 2013. Jogado em terceira pessoa, a franquia se passa em um mundo pós-apocalíptico após um surto provocado por fungo mutante transformar os seres humanos em criaturas agressivas. A série (assim como o jogo) tem como protagonistas os personagens de Joel e Ellie, interpretados por Pedro Pascal e Bella Ramsey.

No final do primeiro episódio, Ellie encontra o livro Number 1 Hits, da Billboard (esse livro existe mesmo), e dentro dele uma espécie de mensagem cifrada de acordo com a década da canção que estiver tocando num rádio antigo: 60 – Nothing In (Nada de novo), 70 – New Stock (Mercadoria nova), 80 – X (apenas um duvidoso X). Logo em seguida, Ellie diz a Joel ter ouvido tocar, enquanto dormiam, uma música que dizia “Wake me up before you go go”. A frase é também o título de uma música do duo Wham (George Michael e Andrew Ridgeley), lançada no álbum Make It Big, de 1984. Pela expressão de Joel, Ellie decifra que o “X” na década de 80 significa problemas.

Após momentos tensos e reveladores envolvendo Joel, Ellie e Tess (Anna Torv, da série Mindhunter), o episódio termina no que viralizou como a “cena do rádio”, focando no equipamento que, subitamente, começa a tocar “Never Let me Down Again”.

De acordo com o site Indiehoy, “a música do Depeche Mode teve um aumento nas pesquisas do Google e atualmente está se tornando um tópico popular no Twitter e no TikTok”. No próprio vídeo oficial da canção surgiu uma enxurrada de comentários relacionados a presença da canção na série.

Em entrevista, Craig Mazin, um dos showrunners da produção, explicou a escolha: “Há uma tradição de música dos anos 80 em ‘The Last of Us e The Last of Us Part II’, em que 80 significa problemas… Procurei uma canção dos anos 80 que tivesse uma escuridão lírica”, frisando que a letra de “Never Let Me Down Again” fala sobre “dar uma volta com o melhor amigo”, descrevendo a história dos protagonistas, Joel e Ellie.

A faixa foi lançada no aclamado álbum Music for the Masses, lançado em 1987 pelo Depeche Mode e se tornou um dos maiores hits da banda. Durante muitos anos, foi usada para encerrar os shows com num dos momentos mais arrepiantes das apresentações do grupo: o oceano de braços se movimentado para um lado e outro sob o comando do vocalista Dave Gahan (ASSISTA NO VÍDEO AO FINAL).

+++ Leia a crítica de ‘Spirit’, álbum do Depeche Mode

+++ Leia notícia sobre ‘Memento Mori’, álbum do Depeche Mode a ser lançado em 2023

Com uma longeva carreira de sucesso, que vem desde os primeiros anos da década de 80, e milhões de discos vendidos, o Depeche Mode, que recentemente perdeu Andrew Fletcher (um dos seus fundadores), se torna, de repente a “banda do momento”, apresentada para uma nova geração a partir de uma canção lançada a mais de 30 anos atrás.

É o poder que as séries seguem demonstrando em criar essa ligação afetiva ao unir uma cena marcante com uma música idem.


 

Previous Rudimentar e quente, 'De Stijl' abriu as portas do sucesso ao White Stripes
Next Filme sobre serial killer para abordar realidade que o Irã procura esconder

No Comment

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *