“Banda ultrapassa os trinta anos de atividade lançando disco que resume bem sua carreira”
Considerado um dos mais importantes e influentes grupos galeses dos últimos anos, o Manic Street Preachers avançou pelo tempo, passou por tragédias (a questão do desaparecimento ou suicídio do integrante Richey James), conseguiu manter-se firme e construiu uma discografia repleta de bons e recomendáveis álbuns. O trio é bastante lembrado quando o assunto são letras engajadas e voltadas para os problemas mundiais, todo um aspecto panfletário e de protesto que os Manics sempre tiveram o esmero de cultivar.
Décimo-terceiro trabalho de estúdio, ‘Resistante Is Futile’ reflete bem os 32 anos de carreira do grupo, sobretudo com a idade avançando para os integrantes do trio que se aproximam dos 50 anos. A energia do grupo continua expressa em riffs potentes e refrões ganchudos de segurar plateias (‘International Blue’, ‘Vivian’ e ‘Sequels of Forgotten Wars’).
A herança punk que os galeses receberam e que ficou incutida em muitos dos discos aqui não fica de fora, ‘Broken Algorithms’ é ágil, traz uma percussão cavalar e tira o fôlego do ouvinte.
Mais uma vez, letra aqui é importante, e o grupo fala de uma era onde a sociedade tornou-se muito dependente da internet. Ainda há espaço para um momento mais poético onde o trio faz uma homenagem ao poeta e escritor Dylan Thomas (‘Dylan & Caitlin’), Bradfield faz dueto com a conterrânea The Anchoress. A canção assume uma postura mais romântica e se esquiva do padrão pop-rock enérgico que comanda boa parte do álbum.
Nada de novo, muito menos original, mas os galeses não deixam a energia cair e continuam com a música que os consagrou. Detalhe importante que esse disco foi gravado no próprio estúdio dos Manics e foi produzido por Dave Eringa, que acompanha o grupo de longa data.
::NOTA: 7,0
::FAIXAS:
01 – People Give In
02 – International Blue
03 – Distant Colours
04 – Vivian
05 – Dylan & Caitlin
06 – Liverpool Revisited
07 – Sequels of Forgotten Wars
08 – Hold Me Like a Heaven
09 – In Eternity
10 – Broken Algorithms
11 – A Song for the Sadness
12 – The Left Behind
:: Mais Informações:
Facebook
Site oficial
Twitter
:: Assista abaixo ao vídeo de ‘Distant Colours’
No Comment