Elementos sobrenaturais tiram brilho da série ‘Them’


Cena da série Them

“Them” é uma série original da Amazon Prime Vídeo, extremamente tensa, dividida em dez episódios de aproximadamente cinquenta minutos cada, que apresenta três estilos distintos de horror: o sobrenatural, o psicológico e o real.

Se nos cinco episódios iniciais a tônica contundente se dá através dos horrores reais  e psicológicos impostos pelas mais diversas práticas de violência e racismo, a medida que a série avança para o desfecho, nos cinco episódios finais, os aspectos sobrenaturais vão ganhando cada vez mais espaço na trama e acabam exaurindo muito da força impactante da primeira metade.

A série segue a tendência de filmes como “Corra!”, “Nós” e da série “Lovecraft Country”. A história se passa durante a década de cinquenta, em Los Angeles (Estados Unidos), e acompanha durante dez dias o drama de uma família negra que é hostilizada, ameaçada e vilipendiada ao comprar inadvertidamente uma casa em um bairro predominantemente habitado por brancos. O racismo apresentado não é nada velado, muito pelo contrário, é explícito, humilhante e brutal.

É chocante ver a naturalidade que os personagens racistas proferem seus discursos segregacionistas e agem irracionalmente apenas pelo impulso do ódio talhado por séculos de ignorância.

Essa é uma ferida que ainda arde e incomoda bastante e o roteiro soube acionar esses gatilhos como poucas produções sobre o tema, o que acaba tornando difícil para audiências mais sensíveis acompanhar algumas cenas mais pesadas, sejam elas por motivos gráficos ou psicológicos.

Do ponto de vista técnico, a série é espetacular, no real sentido da palavra. Além das atuações intensas de todo o elenco, os diretores e fotógrafos que se revezaram a cada episódio, demonstraram total sincronia e apreço pela qualidade imagética, o que rende um show de ângulos inusitados bem como o domínio total dos enquadramentos e da paleta de cores, que casados com um ótimo fluxo narrativo e uma excelente trilha sonora mantém o interesse do público e a qualidade geral de tudo que é visto e sentido.

A série começa a falhar quando opta pelo exagero e prefere repetir algumas situações à exaustão ao invés de focar mais em outros aspectos. Sub tramas muito interessantes como a influência mercenária dos bancos e de imobiliárias “brincando” com vidas humanas em detrimento do lucro, se perdem em meio as idas e vindas do roteiro e carecem de maior profundidade.

Cena da série Them, da Amazon Prime

Os dois grandes vilões (o trauma e o demônio), apesar de contarem com episódios inteiros exclusivos (episódios 5 e 8) explicando suas origens, caem no inverossímil, tamanha a falta de limites físicos para as regras de influência de ambos. A subjetividade e a metáfora, que poderiam servir como base para muitas das situações propostas, acabam não sendo tão assertivas.

Com a maioria dos personagens enlouquecendo aos poucos, não sabemos ao certo se algumas sequências são sonhos, ilusão ou realidade. Se por um lado, a falta de certeza sobre o que estamos vendo de fato contribui para um clima desconfortável de pesadelo constante que permeia toda a série, por outro lado não podemos ignorar as facilidades e muletas narrativas usadas em momentos cruciais, o que infelizmente acaba tirando um pouco o mérito de toda a esmerada produção.

TAMBÉM PODE INTERESSAR:

NÓS (Us, 2019)


FICHA TÉCNICA:

Poster da série Them, do Amazon Prime Video

 

Título Original | Ano: Them | 2021
Gênero: Drama, Terror
País: EUA
Episódios | Duração: 10 episódios (média de 50 minutos cada)
Direção: Nelson Cragg, Craig William Macneill, Ti West, Janicza Bravo e Daniel Stamm
Roteiro: Little Marvin
Elenco: Deborah Ayorinde, Ashley Thomas, Shahadi Wright Joseph, Alison Pill, Melody Hurd, Ryan Kwanten e outros
Data de Lançamento: 09 de abril de 2021
Censura: 18 anos
Avaliações: IMDBRotten Tomatoes

 

 

 


Previous ESSE EU TIVE EM VINIL | Low Life (New Order, 1985)
Next CRÍTICA | Unwed Sailor - Truth or Consequences

1 Comment

  1. Ângelo
    15/05/2021

    Uma das séries mais impactantes que assisti nos últimos tempos… Parabéns pela bela e precisa resenha!

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *