SHOEGAZER ALIVE #28 | A hora e a vez do Shoegaze “old school”


STAR Band
STAR

Três nomes de peso entre as cinco dicas da semana: o novo EP do SIANspheric, ícone da segunda geração do Shoegaze, o pre-order do STAR (FOTO DE DESTAQUE), uma das bandas do consagrado Scott Cortez, e o EP do mês do SPC ECO. Completando o elenco, uma banda muito promissora, Gloomchurch, e o mais recente trabalho de um dos darlings da cena norte-americana, o Cigarettes for Breakfast.

[supsystic-gallery id=53 position=center]

COLUNAS ANTERIORES: SHOEGAZER ALIVE


SIANspheric | So We Swim

A banda canadense surgiu em um momento em que quase ninguém ouvia falar em Shoegaze no planeta, no final dos anos 90. Levantando a bandeira do ruído melódico em mãos, foi em frente, fez belíssimos discos, deu uma parada entre 2006 e 2014 e retornou naquele ano com o belo EP The Owl. De lá para cá o SIANspheric vem lançando discos regularmente, EPs como este na maioria das vezes, que podem ser encontrados no Bandcamp. Ah… Em julho publicaram uma belíssima cover dos Beach Boys, “4th of July”. Está na página da banda também.


STAR | Violence Against STAR

Scott Cortez é um patrimônio do Shoegaze norte-americano. É o cérebro por trás de ícones do estilo como Astrobrite, Loveliescrushing e Star, este um Shoegaze com uma pegada mais dreamy. Não costuma fazer muito alarde de seus lançamentos, por isso, é até surpreendente encontrar no Bandcamp um disco novo do STAR, com data de lançamento definida para 23 de outubro. Pelas músicas disponíveis, os fãs de Scott e do STAR irão se deliciar. A banda continua a mesma.


SPC ECO | 10月EP October EP

Dean Garcia é outro artista das antigas, outrora focado em Shoegaze, hoje mais direcionado ao Dreampop, com o seu SPC ECO. Ao contrário de contemporâneos, que produzem esporadicamente, Dean é uma máquina de produzir música. Estabeleceu a si mesmo a meta de publicar um EP no primeiro dia de cada mês de 2020 e está cumprindo. Em primeiro de outubro surgiu seu décimo trabalho no ano, que vai mostrando um SPC ECO mais melancólico a cada EP, mais sombrio que sonhador. Mas a qualidade continua a mesma!


GLOOMCHURCH | Solar

Gloomchurch é um dos segredos mais bem guardados do Shoegaze norte-americano. Baseada em Portland, Oregon, lançou Solar, seu EP de estreia no dia 10 de julho, que traz todos os elementos que fazem a festa dos modernos gazers, sem tantas experimentações, wall of sound mixado no mesmo nível dos vocais e um ar otimista. Parece até que se inspira em bandas japonesas.


CIGARETTES FOR BREAKFAST | Aphantasia

Um dos nomes mais promissores do atual Shoegaze feito nos EUA é o Cigarettes for Breakfast, muito festejado na cena, e que traz um certo quê de Nothing em algumas de suas canções. A banda lançou seu novo trabalho, Aphantasia, em 25 de setembro, o qual mostra que a nova geração do Shoegaze tem muita criatividade a acrescentar às antigas receitas.


 

Previous CRÍTICA | Asian Dub Foundation - Access Denied
Next 'Enola Holmes' tem tônica adolescente feminista e traz reflexões sutis

No Comment

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *