PARABÓLICA #13 | Estranhos Românticos, Ural Mountains, Resplandor, Lunar Twin, Caramelows & Isaurian


Estranhos Românticos

Na coluna Parabólica de hoje vamos falar de bandas que nos enviaram material por E-mail. É algo que faremos pela primeira vez, pois o padrão é destacar bandas e artistas interessantes que descobrimos e que são pouco divulgados. Se esse espaço é também para divulgação de artistas independentes e que estão correndo por fora, nada mais justo que contribuir para que seus trabalhos possam chegar a mais pessoas.

::: LEIA: Parabólica #5 | Parabólica #6 | Parabólica #7 | Parabólica #8 | Parabólica #9 | Parabólica #10 | Parabólica #11| Parabólica #12 :::


ESTRANHOS ROMÂNTICOS | Só

Há uma curiosa história de fundo a respeito do álbum da banda carioca Estranhos Românticos. Após três anos preparando as canções para o álbum e quando já se preparavam para entrar em estúdio, a banda se separou. Apesar disso, deixaram as desavenças de lado em prol do lançamento de suas canções, mas as gravações foram feitas em separado. Inicialmente pensado para ser duplo, traz parte dessas canções, as outras virão num segundo álbum. Musicalmente o grupo explora gêneros diversos: Rock, Indie, Jovem Guarda, New Wave, Tropicália, Pós-Punk, Surf, Soul, Dub, Eletrônico e Psicodelia, com letras sempre interessantes.O álbum foi produzido pelo argentino Seu Cris com participações dos guitarristas JR Tostoi (Lenine), Gilber T (BNegão & Seletores de Frequência), João Pedro Bonfá e Dom Horacio (Superpuestos) 🙂


URAL MOUNTAINS | Lack of Slackers

De Buenos Aires nos chega o primeiro single e videoclipe do Ural Mountains, antecipando o lançamento do álbum Synthetic Lights, a sair em julho. Dreampop suave e cheio de delicadezas nos dedilhados melodiosos de guitarra, nas camadas viajantes de teclado e nos lânguidos vocais com letra em inglês. O videoclipe é um passeio de bicicleta pelas ruas da cidade usando mascaras que lembram o filme O Planeta dos Macacos, com uma estética totalmente Lo-Fi e fotografia desbotada como vídeos caseiros feitos com equipamentos antigos. 🙂


RESPLANDOR | Bocanada (Faraway Whispers From The Sea)

Resplandor chega com uma versão remix para “Whisper”, do álbum Pleamar. A banda havia nos adiantado em entrevista, que pretende lançar no segundo semestre material do novo álbum. “Bocanada (Faraway Whispers From The Sea)”, que também ganhou um videoclipe com filmagens feitas pelo próprio Antonio Zelada (vocalista e guitarrista), tem a participação da vocalista Ana Breton e segue mais viajada que a original, repleta de viajados elementos eletrônicos e vozes etéreas. Por instantes remete ao Durutti Column de LC, álbum de 1981. A canção foi originalmente gravada por Robin Guthrie (Cocteau Twins, Violet Indiana) e remixada por Darko Saric. Simon Scott (Slowdive) foi o responsável pela masterização.


LUNAR TWIN | Ghost Moon Ritual


Luna Twin é duo do Hawai e definem sua musica como Dream Wave  e cita aproximações com artistas como Mark Lanegan, Joy Division, Massive Attack e Leonard Cohen. As canções  trazem elementos eletrônicos, principalmente as batidas, instrumentais densos com arranjos que incorporam elementos orquestrados e, claro, a voz grave e aveludada ao melhor estilo crooner dos artistas citados. O duo é formado por Christopher Murphy (produção e instrumental) e Bryce Boudreau (voz e co-produção) e esse é o segundo álbum. 🙂


CARAMELOWS | Robotizacão

Banda de apoio da cantora Liniker, os Caramelows chegam com a faixa “Robotização”, que fará parte do EP homônimo do grupo. Soul, Jazz, Psicodelia, Funk setentista e Rock dão as caras na canção, numa mistura interessante e cheia de groove. O uso de alguns elementos chegou a lembrar algo da música desconcertante dos britânicos Public Service Broadcast. Segundo a banda, o título da canção é inspirado em “The Robots” do Kraftwerk, e é um recado de alerta para os perigos da pós-verdade e da lavagem cerebral ultra direitista que dividiu a nação. O videoclipe mescla imagens de estúdio com de viagens da banda pelo mundo.


ISAURIAN | With Solace

De Brasília, chega a mistura de peso e melodias da banda Isaurian, que se define como Post/Shoegaze Metal, apresentando o lançamento do single “With Solace”, antecipando o seu mais novo álbum, chamado Chains of Blue, a ser lançado dia 30 de junho. O álbum tem produção de Kevin Ratterman (Emma Ruth Rundle, Ray LaMontagne, White Reaper, etc.) e foi gravado no Family Mob, em São Paulo. A banda é um sexteto, foi formada em 2017.


 

Anteriores FRIDA | S/T (2002)
Próximo THE 1975 | Notes On a Conditional Form

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE SEU COMENTÁRIO

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *