A Taxonomia é a área da Biologia dedicada à organização e classificação dos seres vivos. Também é o título do terceiro single da banda portuguesa Linda Martini, seguindo o caminho de “E Não Sobrou Ninguém” e “Horário de Verão”, todos lançados em 2021, que juntos vão dando uma ideia do novo álbum (o sexto da carreira) a ser lançado pelo grupo, ainda sem maiores informações.
Se em “E Não Sobrou Ninguém” o tema era a ascensão do Fascismo na Alemanha, a nova faixa tem o confinamento provocado pela pandemia, assunto que também esteve presente em “Horário de Verão”. A banda explica o conceito presente no novo single:
“Depois de tanto tempo em casa, dedicamo-nos à taxonomia das coisas inanimadas. Atribuímos um domínio às paredes, um reino às cadeiras, uma classe ao sofá, uma ordem à louça suja, uma família às meias sem par, um gênero à televisão e uma espécie ao pijama”
+++ NOVO ÁLBUM DOS PORTUGUESES LINDA MARTINI :: OUÇA “GRAVIDADE”
Com quase seis minutos de duração, “Taxonomia” mostra o quarteto em seu “habitat natural”: variando entre momentos explosivos capitaneados riffs distorcidos, passagens melódicas e momentos de calmaria que enaltecem a tranquilidade. Na letra, o vocalista/guitarrista André Henriques canta versos como “A minha sala de estar/Nunca está sossegada/E há qualquer coisa que grita…Que o medo não se esqueça de onde vem”.
Linda Martini é um quarteto de Lisboa formado por André Henriques, Cláudia Guerreiro, Hélio Morais e Pedro Geraldes. A banda foi formada em 2003 e tem cinco álbuns de estúdio, com destaque para Olhos de Mongol (2006) e Casa Ocupada (2010), ambos ótimos em termos musicais e também liricamente. O último álbum lançado pelo grupo foi em 2018, o homônimo Linda Martini.
Boas Luciano. Como bom portuga, tenho de comentar este post. Os Linda Martini são “só” uma das melhores bandas rock portuguesas. Já há alguns anos que os ouço e estão sempre a surpreender. Sinto um grande orgulho em ver um grupo do meu pequenino (em tamanho) país num site do grande (em todos os sentidos) Brasil. Continuem o excelente trabalho. Abraço.
Olá, Pedro! Obrigado pelo comentário. Conheço a Linda Martini já há muitos anos e sempre conseguem surpreender a cada álbum. Inclusive pensei em fazer contato para uma entrevista tempos atrás, quem sabe agora que estão em processo de lançamento de um novo álbum?! Penso que eles são o tipo de banda que possuem várias qualidades para agradar um público bem maior aqui no país, inclusive sempre me pergunto o porquê de não terem um alcance maior aqui no país.