‘Ela Disse’ mostra a importância do jornalismo investigativo para a sociedade


Zoe Kazan e Carey Mulligan em Ela Disse (2022)

O jornalismo investigativo é um dos segmentos instigantes e fascinantes da área da comunicação, pois tem como princípio fundante o compromisso com a verdade e busca irrefreável por ela. Doa a quem doer.

Por esse (e outros fatores) a indústria do cinema tem a predileção de levar às telas produções que mostrem os bastidores de reportagens icônicas, que trouxeram à tona discussões relevantes para a sociedade. Todos os Homens do Presidente (1976), Spotlight (2015) e The Post (2017) são alguns bons exemplos de que a relação entre as ambas as esferas (Cinema e Jornalismo) rendem bons frutos. O mais recente filme a entrar nesse panteão é She Said (2022), que no Brasil ganhou o título “Ela Disse”.

Com direção de Maria Schrader (responsável por filmes premiados como Love Life, de 2007) e roteiro de Rebecca Lenkiewicz, Ela Disse é baseado no livro She Said: Breaking the Sexual Harassment Story That Helped Ignite a Movement e também na reportagem publicada no The New York Times (escrita pelas jornalistas Jodi Kantor e Megan Twohey). O longa aborda o longo processo de investigação e construção da matéria que denunciou as dezenas de casos de abuso sexual e estupro envolvendo Harvey Weinstein (produtor do estúdio Miramax), responsável por centenas de projetos e carreiras de sucesso.

Andre Braugher, Patricia Clarkson, Zoe Kazan e Carey Mulligan em Ela Disse (2022)
Zoe Kazan, Carey Mulligan, Frank Wood, Harvey Friedman, Andre Braugher e Patricia Clarkson,  em “Ela Disse’

A repercussão do caso deu origem ao movimento #metoo, que encorajou um número imensurável de mulheres a denunciarem casos de mesma equivalência mundo afora.

As atuações de Zoe Kazan (Jodi) e Carey Mulligan (Megan) mais de Patricia Clarkson (que vive a editora da publicação) trazem veracidade e honestidade ao enredo fazendo com que o espectador veja como é complexo o processo de construção / apuração de uma reportagem. Esse fator faz com que vibremos a cada passo bem-sucedido da investigação, cujos impactos reverberam até hoje.

+++ Leia a crítica do filme ‘Bombshell, O Escândalo’ 

Por mais que a obra não inove quanto a estrutura, She Said é uma boa amostra do potencial do bom jornalismo e o seu real poder de transformação social. Em tempos de fake news, a busca pela verdade deve ser um dever constante ligado a profissão jornalística e, por esse fator, iniciativas brasileiras como a Pública (Agência de Jornalismo Investigativo) e o The Intercept Brasil precisam ser ainda mais valorizadas.


Poster de Ela Disse

INFORMAÇÕES:

Título Original | Ano: She Said  | 2022
Gênero: Drama, História
País: Estados Unidos
Idioma: Inglês
Duração: 2:09 h
Classificação: 12 anos
Direção: Maria Schrader
Roteiro: Rebecca Lenkiewicz Baseado na investigação do New York Times de Jodi Kantor e Megan Twohey
Elenco: Zoe Kazan (Jodi Kantor), Carey Mulligan (Megan Twohey),  Patricia Clarkson (Rebecca Corbett), Andre Braugher (Dean Baquet) e outros
Data de Lançamento: 08 de dezembro de 2022 (Brasil)
Avaliações: IMDB| Rotten Tomatoes


Previous Terraplana narra as discordâncias do relacionamento em “Conversas”; Ouça
Next Baseado em sua vida, 'Os Fabelmans' é a melhor história de Spielberg

No Comment

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *