A cantora usou suas redes sociais para demonstrar sua preocupação e apoio ao povo da Groelândia
Em meio a uma série de declarações do presidente norte-americano, Donald Trump, sobre pretensão de anexar a Groelância, a cantora islandesa Björk utilizou suas redes sociais para fazer um apelo à Groelândia que declare sua independência.
“Desejo a todos os groenlandeses a benção em sua luta pela independência”, escreveu Björk, acrescentando: “O colonialismo tem me dado repetidamente calafrios de horror nas costas, e a chance de que meus companheiros groenlandeses possam ir de um colonizador cruel para outro é brutal demais até mesmo para imaginar”.
Na postagem o mapa da Groenlândia aparece tingido de vermelho e branco, as cores da bandeira local (VEJA POSTAGEM AO FINAL).
Björk comparou a situação com a da Islândia, que conquistou a independência da Dinamarca em 1944, e disse que os islandeses ficaram aliviados por terem conseguido manter a sua língua e cultura. Ela também criticou o colonialismo dinamarquês, lembrando episódios históricos e mais recentes de controvérsias envolvendo o tratamento de pessoas na Groelândia, como programas de contracepção forçada e políticas sociais consideradas discriminatórias.
A Groenlândia não é uma colônia dinamarquesa desde a década de 1950, mas ainda é um distrito semiautônomo da Dinamarca, com seu próprio governo local e dois representantes no parlamento dinamarquês.
Björk finalizou sua postagem com um apelo claro: “Caros Groenlandeses, declarem independência!!!! Desejos simpáticos de seus vizinhos. Calor”.
+++ Leia sobre a banda Kukl, projeto que reuniu Björk e Einar antes do Sugarcubes
Björk é uma artista ativista, sempre se envolvendo em causas políticas. sociais e ambientais tanto na Islândia quanto ao redor do planeta. Uma delas foi a doação de receitas de vendas de suas músicas no Bandcamp para o movimento Black Lives Matter UK. Na turnê “Cornucopia”, ela fala utiliza a música para alertar sobre a necessidade urgente de proteger o mundo.
Ver essa foto no Instagram
bjork é uma artista completa.
Fico feliz que, além de artista, seja um ser humano com visão crítica e alinhada com justiça.
Björk é o tipo de artista que nunca nos decepciona, seja musicalmente ou politicamente.