ULTRÓPICO SOLAR – Porto Fantasma (2020)



“Porto Fantasma prova o quanto coletivos de artistas podem ser interessantes”

Não fazer parte apenas de uma banda, mas sim, de um coletivo. Pessoas com ideias em comum que pensam além da música, querem também uma dedicação a outros movimentos artísticos. Esse é o caso do Ultrópico Solar, lá do Piauí (precisamente no município da Parnaíba).

Artistas com pensamento não centrado apenas na música, mas também nas artes visuais, o coletivo piauiense tem muitos shows realizados na bagagem, e é frequentemente convidado para participar de músicas de outros artistas; alguns de seus integrantes já possuem trabalhos em carreira solo. Essa dinâmica e inquietude acabam refletindo no misto sonoro do álbum que, além de um experimentalismo geral, atira para sonoridades distintas, entre elas: MPB, Bossa-Nova, Samba, música regional do Nordeste e Indie-Rock.

As dez canções presentes em Porto Fantasma deixam transparecer muitas influências e similaridades. A intenção é realmente variar a cada faixa. “Ócio” é irreverente com uma leveza pop adocicada e humorada, lembra muita coisa do Karnak. “Descontínuo”, um dos destaques do álbum, é como se ouvíssemos Marisa Monte e Pato Fu juntos na mesma faixa. O dueto entre vocal feminino e masculino caiu bem para a letra romântica da canção. “A Ilha” deixa um toque beatleriano no ar. “Rua”, cheia de suingue, arrisca um samba com eletrônica. Destaque também para a bela capa do disco.

NOTA: 7,0


NOTA DOS REDATORES:
Eduardo Juliano:
Isaac Lima:
Luciano Ferreira:

MÉDIA: 7,0


:: LEIA TAMBÉM:

BARCAMUNDI – DISCO ADULTO (2019)
CIGANA – TODOS OS NÓS (2019)


:: FAIXAS:
01. Manhã Tão Sua
02. Ócio
03. Cigana
04. Descontínuo
05. A Ilha
06. Tente Imaginar
07. Três Passos
08. Moça
09. Rua
10. Mentiras


:: Mais Informações: Facebook


:: Ouça o álbum na íntegra:

:: Assista ao vídeo de “Moça”:

Previous Mitler, o pequeno ditador
Next PEARL JAM :: Talking Heads e eletrônica permeiam "Dance of the Clairvoyants" :: OUÇA

No Comment

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *