Roger O’Donnell lança o eletrônico e emocional ‘Projections’


Roger-ODonnel-Projections

Após vencer um linfoma, Roger O’Donnell retorna com mais um álbum instrumental, fechando uma trilogia

Conhecemos Roger O’Donnell por sua presença atrás das teclas na formação do The Cure desde 1987, seu trabalho em carreira solo tem ocupado um plano menos evidente do que com a banda de Robert Smith. Boa surpresa então saber que ele acaba de lançar Projections, seu oitavo álbum solo, coincidindo com seu aniversário (29/10) de 70 anos. O álbum reúne oito composições instrumentais que exploram a fusão entre o piano elétrico Rhodes e o sintetizador analógico Moog Voyager, resultando em uma sonoridade eletrônica envolvente e atmosférica.

Muito próximo do formato trilha sonora, Projections tem oito faixas e pouco mais de 37 minutos de duração com poucas mudanças entre as partes; ele precede o também instrumental 7 Different Words of Love, álbum de 2022.

“Fiz dois registros eletrônicos no início dos anos 2000, e sempre senti que não era um episódio concluído,” disse o músico em entrevista ao NME. “Dois não presta, você tem que ter três de alguma coisa. Sempre senti que sempre havia outro álbum eletrônico ali dentro. Os dois primeiros gravei inteiramente usando um Moog Voyager, e para este me dei um pouco mais de espaço”, concluiu.

Gravado em colaboração com o produtor e músico Alka, Projections marca o reencontro de O’Donnell com um estilo que ele não explorava desde 2010. O artista descreveu o trabalho como “um retorno natural” à experimentação eletrônica e chamou a parceria com Alka de “uma colaboração verdadeiramente natural”, ressaltando a sintonia criativa que os une desde 2005.

Projections carrega uma forte carga emocional, esse é o primeiro lançamento do tecladista após sua recuperação de um linfoma diagnosticado em 2023, experiência que ele relatou em entrevistas em diversos veículos, incluindo mais recentemente ao New Musical Express: “Durante o tratamento, fiquei tão emocionado o tempo todo que não conseguia tocar em um instrumento. Foi apenas uma sensação agradável estar de volta ao estúdio e poder tomar fôlego e pensar: ‘OK, já estive lá, é aqui que estou e para onde estou indo’”

+++ Leia a crítica de ‘Songs of a Last World’, do The Cure

O álbum já se encontra disponível nas principais plataformas de música online, a edição física chega às lojas em 14 de novembro. O disco também recebeu mixagens em Dolby Atmos, pensadas para oferecer uma experiência espacial distinta da versão analógica. A masterização analógica ficou a cargo de Guy Davie, e Daryl Bamonte atuou como produtor executivo.

roger_o_donnel_projections_album
Capa de ‘Projections’, de Roger O’Donnell

Previous Misturando Pós-Punk e Dreampop, The Us lança a sonhadora 'No, I'm Not Here'
This is the most recent story.

No Comment

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *