Thriller psicológico, ‘Estranhos em Casa’ traz temáticas polêmicas


Estranhos em Casa, cena do filme

O thriller psicológico Estranhos em Casa, do diretor francês Olivier Abbou, chega repleto de temáticas impactantes e polêmicas, com uma série de questionamentos sobre masculinidade, elencados sobre críticas sociais e racial. Essas temáticas incidem sobre Paul (Adama Niane), um homem negro, professor de história, que é casado com uma mulher branca, Chloé (Stéphane Caillard).

A premissa do filme: Paul e família saem de férias e emprestam a casa para a babá e seu marido morarem durante esse período. Ao voltarem das férias, encontram sua casa trancada e ocupada pelo casal que se dizem ser os novos inquilinos do imóvel. Munidos de um suposto contrato informal, recusam-se a sair da casa. Algo que vai se estender em um embaraçoso processo jurídico, obrigando Paul e sua família a mudarem temporariamente para um camping, gerenciado por Mickey (Paul Hamy), um velho conhecido de Chloé, que exercerá influência direta sobre os questionamentos que Paul passa a fazer a si mesmo.

Paul, como um homem negro, se depara com situações que complicam sua vida e fazem questionar sobre seus posicionamentos perante os acontecimentos. Um professor de história que leva uma vida mais pacata e tranquila não é de tomar muitas atitudes e aí parece que o universo, o mundo, e as pessoas em volta e as situações que ele precisa encarar está pedindo para que ele saia dessa redoma e tome atitudes mais severas.

Estamos diante de uma história no mínimo absurda que foi inspirada em eventos reais. É nesse emaranhado de situações desconcertantes que o diretor Abbou cria sua trama de tensões e conflitos psicológicos que flertam com bons momentos de adrenalina e de violência exacerbada.  As tomadas de câmera e fotografia fria e obscura com tons de cores vibrantes e fortes, traduzem muito bem o suspense e jogo psicológico proposto pelo filme. Esses elementos de produção ampliam e aproximam do espectador as aflições dos personagens.

O trabalho de Olivier Abbou é preciso e certeiro, ele consegue amarrar e canalizar a atmosfera dos filmes de terror, despertando uma curiosidade e ansiedade para o desfecho dessa lunática história. Em outros momentos nos deixa reflexivos, pensando em como agiríamos em tal situação.

A cenografia é graciosa.  A opção foi por filmar em espaços abertos repletos de paisagens, cenários que trazem a lembrança de clássicos como Massacre da Serra Elétrica, de 1974.

As críticas sociais e conflitos raciais na abordagem do longa poderiam ser mais aproveitados, mas é algo que vai se dissipando com as tentativas frustradas de reconquistar a casa. Você pode até chegar a perder um pouco o interesse nesses aspectos, mas o filme trafega por caminhos e passagens repletas de reviravoltas; certos momentos parece que estamos diante de um cenário do filme Corra (2017); em outros, pisando no longa coreano Parasita (2019), com uma pegada mais focada no terror.

Outro ponto que ajuda para o desenrolar da trama é o que o filme não é longo. Com 97 minutos, ele se desenrola de forma rápida sem espaços para rodeios. É uma história que não tem espaço para mocinhos e mocinhas nem mesmo para heróis e heroínas. O clima de mistério, inquietação e agonia em Estranhos em Casa é imposto de forma frenética e voraz, e no seu último ato ganha reviravoltas que beiram a banalidade da violência gratuita. De forma polêmica, se utiliza do gore para concluir em momentos um tanto perturbadores e impactantes que faz lembrar do clássico Sob o Domínio do Medo (1971).

+++ Leia a crítica de ‘A Casa’, de David Pastor e Àlex Pastor

Estranhos em Casa é um filme que narra uma história absurda, bizarra e revoltante tocada pelo drama com momentos de suspense e terror psicológico que aborda questões sociais e raciais bem atuais e relevantes. Não chega a ser um clássico como as obras aqui citadas, mas em muitos momentos parece ter sido tirado das histórias literárias de Rubem Fonseca ou Edyr Augusto.


Estranhos em Casa, cartaz

FICHA TÉCNICA:

Gênero: Thriller, Drama
Duração: 1h37min
Direção: Olivier Abbou
Roteiro: Olivier Abbou e Aurélien Molas
Elenco: Adama Niane, Stéphane Caillard, Paul Hamy, Eddy Leduc, Hubert Delattre e outros
Data de Lançamento: 06 de novembro de 2019 (França)
País de origem: França
Censura: 18 anos
Avaliações/Informações: IMDB | ROTTEN TOMATOES

 

 


 

Previous VOVÔ BEBÊ | Briga de Família
Next SHOEGAZER ALIVE # 8 | Star-Crossed Lovers, Waterville, Craque, Reclaimed & Ultra Material

No Comment

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *