O Depeche Mode anunciou hoje (04/10), em uma conferência de imprensa em Berlim, o lançamento de mais um álbum de inéditas, Memento Mori, disco que precede a Spirit, lançado em 2017. O título do álbum é uma expressão em latim que significa “lembre-se da morte”, um alerta para as pessoas terem em mente a finitude da vida e que foi um conceito utilizado inclusive nas artes. O anúncio vem no dia em que a banda havia marcado em suas redes sociais como uma data a se ficar de olho.
Falando sobre o título do disco e as faixas, a dupla Dave e Martin, afirmou que todas as canções e mesmo o título do álbum foram decididos antes da morte de Fletcher.
Esse será o décimo quinto álbum de estúdio na carreira do grupo, atualmente centrado no vocalista Dave Gahan e Martin L. Gore (principal compositor do grupo). Será o primeiro após o falecimento de Andrew Fletcher, um dos fundadores do grupo, em maio desse ano. O novo trabalho do Depeche Mode deve ser lançado no verão de 2023 (provavelmente em março).
Junto com o anúncio do disco, a banda anunciou também uma nova turnê, e Martin comentou sobre as origens do álbum:
“Começamos a trabalhar neste projeto no início da pandemia e seus temas foram diretamente inspirados naquela época. Após a morte de Fletch, decidimos continuar, pois temos certeza de que isso é o que ele gostaria, e isso realmente deu ao projeto um nível extra de significado”
Complementando as palavras de Martin, Dave afirmou que “O Fletch teria adorado este álbum. Estamos muito entusiasmados com a ideia de partilhá-lo com vocês em breve e mal podemos esperar por apresentá-lo ao vivo nos concertos do próximo ano”.
- Leia a crítica de ‘Imposter’, álbum de covers de Dave Gahan and Soulsavers
- Leia a crítica de ‘Spirit’, do Depeche Mode
Ainda não há uma data exata para o lançamento de Memento Mori. Estima-se que seja em março, coincidindo com o começo da turnê mundial, que terá início no dia 23, em Sacramento, Califórnia.
No Comment