BART – Today, Tomorrow And The Next Day (Idée Fixe Records, 2019)



“Indie-rock, jazz, prog-rock em texturas sinfônicas constituem a máxima de Today, Tomorrow And The Next Day.”

A banda canadense Bart começou sua trajetória por volta de 2016, com o lançamento de Holomew (2016)Logo foi considerada como uma das grandes bandas promissoras de Toronto. A avaliação comum apontada pelos críticos, então naquela época, foi descrever a impressionante sonoridade da banda que fundia os gêneros Jazz e Prog-Rock.

Três anos depois, basta começar a escutar “Don’t Push”, a faixa de abertura do novo disco, e constatar realmente esses dois gêneros como propulsores das composições. Mesmo que “Three By Noon” tente realinhar o Indie-Rock com o Jazz e “Please Explain This To Them” tenha queda para um Prog-Rock, esses gêneros não constituem a máxima do álbum, sendo assim, a banda ainda quer explorar outros territórios como o Folk soturno em “Willows Want”.

Bart é daquelas bandas que, embora ainda executem um Indie-Rock padrão (“Today”), constrói suas canções num modelo ligado ao orquestrado e sinfônico.

Muita atenção a detalhes e arranjos. Dessa forma, “Tomorrow” e “If You Want Me” recompensam o ouvinte com riquezas instrumentais: piano, sopros, flautas, violinos e a velha formação guitarra-baixo-bateria. A voz em falseto dos vocalistas Chris Shannon e Nathan Vanderwielen imersos numa fórmula 60’s em “Wealthy Man” entregam outra similaridade (ou influência) do grupo: The Beach Boys.

Longe de ser um disco sensacional, Today, Tomorrow And The Next Day (Idée Fixe Records) também não faz feio e merece uma conferida. Algumas canções brilham o bastante para mostrar uma banda em evolução e que pode estar pronta para, no futuro, chegar com trabalhos mais amadurecidos.

NOTA: 6,8


NOTA DOS REDATORES:
Eduardo Juliano:
Isaac Lima:
Luciano Ferreira:

MÉDIA: 6,8


::LEIA TAMBÉM:
THE NATIONAL – I AM EASY TO FIND (2019)
MOONFACE – THIS ONE’S FOR THE DANCER AND THIS ONE’S FOR THE DANCER’S BOUQUET (2018)


::FAIXAS:
01. Don’t Push
02. If You Want Me
03. Heritage Moment
04. Pink Symphony
05. Please Explain This For Them
06. Willows Want
07. Today
08. Tomorrow
09. The Next Day
10. Wealthy Man
11. Interior Desire
12. Three By Noon


:: Mais Informações: Facebook/Site oficial


:: Ouça o álbum:

Anteriores O REZORT (The Rezort, 2016)
Próximo RICHARD HAWLEY - Further (BMG, 2019)

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE SEU COMENTÁRIO

O seu endereço de e-mail não será publicado.