Apresentações transmitidas pela Internet viram tendência na China



Com a pandemia do Coronavírus, desde o final de janeiro estão proibidos na China quaisquer tipo de apresentação para o público. A regra é que todos permaneçam o mais possível em casa e evitem aglomerações.

Como forma de manterem-se em contato com o público e levar sua música para as pessoas, muitos artistas e bandas chinesas estão usando a internet para transmitir suas apresentações, organizando o que tem chamado de “Festival de Quarto”.

São artistas de gêneros diversos, incluindo aqueles que se apresentam nas boates, que resolveram aderir a “tendência” em tempos de isolamento. De acordo com o site hyperallergic.com, a cena musical na China normalmente é bastante animada, mas está temporariamente morta e silenciosa.

LEIA NOTÍCIA: ESTRÉIA DE FILMES ADIADAS DEVIDO A PANDEMIA DO CORONAVÍRUS

Ainda de acordo com o site, a ideia partiu do  VOX Livehouse , lendário espaço direcionado a banda de Punk Rock, localizado em Wuhan, a cidade no coração do surto de COVID-19. “Festival de música ao vivo” agora é uma mania nacional, com gravadoras , cidades específicas locais , clubes e organizadores de festivais de música todos mergulhando. O gênero também não é uma barreira . As opções variam de pop e hardcore punk a improvisação techno e experimental, como a série “em casa” do músico Zhao Cong.

Muitas das transmissões oferecem recursos como chats para que o público possa interagir tanto entre si como também com a banda e já está se pensando em cobrar ingressos para quem quiser assistir as apresentações via streaming.

Nada substitui a presença em um show ao vivo, evidente, mas em tempos de obrigatoriedade de ficar em casa por causa do vírus, a solução é até interessante, e a reportagem fala que muitos tem se divertido bastante com a situação inusitada.


:: Assista abaixo ao vídeo da série “em casa”, do músico experimental Zhao Cong:

Previous Astralplane lança o single "Passos"; Ouça
Next COLD BEAT – Mother (2020)

No Comment

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *