Projeto reúne gravações inéditas feitas no Abbey Road Studio e destina toda a arrecadação a ações da War Child UK
A organização humanitária War Child UK, que atua em apoio a crianças afetadas por guerras e conflitos em diversas regiões do mundo, relançou em 2025 uma de suas iniciativas musicais mais emblemáticas ao celebrar os 30 anos do álbum beneficente Help. Essa semana a organização anunciou um novo projeto musical coletivo chamado HELP(2), previsto para março de 2026.
Originalmente gravado em setembro de 1995 em apenas um dia e lançado poucos dias depois, Help reuniu um grupo de artistas influentes da cena britânica dos anos 90, incluindo Sinèad O’Connor, Paul Weller, Paul McCartney, Suede, Oasis, The Charlatans, Radiohead, Blur, The Stone Roses, Massive Attack, Portishead e outros, com produção finalizada por Brian Eno e arte de John Squire.
Recentemente Help foi descrito pela revista Q como “o melhor álbum de caridade já feito”. Na época, o álbum arrecadou mais de 1,25 milhão de libras (cerca de seis vezes a meta inicial de 200 mil libras) para financiar ações de emergência e apoio a milhares de crianças afetadas pelo conflito na Bósnia e Herzegovina.
HELP(2) está previsto para 6 de março de 2026. Diferentemente do projeto original, HELP(2) foi produzido ao longo de uma semana em novembro de 2025, e conta com contribuições de artistas contemporâneos como Arctic Monkeys, Depeche Mode, Olivia Rodrigo, Foals, Beth Gibbons, Fontaines D.C., Black Country, New Road, e muitos outros.
O primeiro single do novo projeto é a canção “Opening Night” do Arctic Monkeys, lançado hoje como aperitivo da coletânea. A faixa marca o retorno da banda após um hiato de quase quatro.
Sobre sua participação no projeto, Arctic Monkeys disse em comunicado: “Quando James Ford ligou e perguntou se ajudaríamos no álbum HELP(2), começamos a trabalhar em uma ideia de música e nos reunimos no Abbey Road para gravar. Estamos orgulhosos de apoiar o trabalho inestimável que a War Child faz e esperamos que o disco possa fazer uma diferença positiva na vida de crianças afetadas pela guerra”.
O produtor James Ford complementou: “Senti-me incrivelmente honrado quando a War Child me pediu para trabalhar em HELP(2). O álbum original significou muito para mim e, diante do atual ciclo de notícias, ajudar a galvanizar nossa comunidade musical para fazer algo tão positivamente impactante quanto ajudar crianças em zonas de guerra parecia uma escolha óbvia. A experiência de fazer este álbum foi muito poderosa e, ouso dizer, afirmadora da vida para mim pessoalmente, em meio a um ano muito difícil. Estou extremamente orgulhoso dos resultados e dos esforços de todos os envolvidos”.
Para documentar as sessões, o Diretor Jonathan Glazer trabalhou como diretor criativo de HELP(2). Ele colocou câmeras nas mãos das crianças para gravarem as sessões no estúdio Abbey Road. Glazer também fez a arte do álbum.
Segundo dados da própria War Child UK, desde o lançamento do álbum original, o número de crianças afetadas por conflitos armados no mundo aumentou, passando de cerca de 10 % para quase 19 %. A entidade atua em múltiplas frentes — desde apoio psicológico até educação e proteção — em áreas de conflito como Gaza, Sudão e Ucrânia.
+++ Leia a crítica de ‘Chaos For The Fly’, de Grian Chatten
As iniciativas musicais promovidas pela organização, incluindo Help, HELP(2) e outros projetos anteriores, buscam não apenas captar recursos, mas também ampliar a visibilidade sobre as necessidades de crianças em contextos de guerra por meio da cultura popular. Todos os recursos gerados pelo álbum e pelos singles serão destinados à War Child UK para sustentar programas em países afetados por conflitos como Sudão, Gaza, Ucrânia e Síria.

HELP(2)
Arctic Monkeys – “Opening Night”
Damon Albarn, Grian Chatten & Kae Tempest – “Flags”
Black Country, New Road – “Strangers”
The Last Dinner Party – “Let’s do it again!”
Beth Gibbons – “Sunday Morning”
Arooj Aftab & Beck – “Lilac Wine”
King Krule – “The 343 Loop”
Depeche Mode – “Universal Soldier”
Ezra Collective & Greentea Peng – “Helicopters”
Arlo Parks – “Nothing I Could Hide”
English Teacher & Graham Coxon – “Parasite”
Beabadoobee – “Say Yes”
Big Thief – “Relive, Redie”
Fontaines D.C. – “Black Boys on Mopeds”
Cameron Winter – “Warning”
Young Fathers – “Don’t Fight the Young”
Pulp – “Begging for Change”
Sampha – “Naboo”
Wet Leg – “Obvious”
Foals – “When the War is Finally Done”
Bat For Lashes – “Carried my girl”
Anna Calvi, Ellie Rowsell, Nilüfer Yanya & Dove Ellis – “Sunday Light”
Olivia Rodrigo – “The Book of Love”
No Comment