Brigitte Calls Me Baby embrulha-se na nostalgia em ‘The Future Is Our Way Out’ enquanto tenta encontrar sua “própria voz
“Rosto novo” na cena musical atual, a banda Brigitte Calls Me Baby é do Texas mas atualmente sediada em Chicago, e The Future Is Our Way Out (Ato Records, 2024), seu álbum de estreia mistura num mesmo caldeirão de referências musicais que vão de Elvis a The Strokes, passando por Roy Orbison, Morrissey e outros tantos elementos musicais do rock britânico dos anos 80 e também dos 90.
Parte dessa mistura pode ser explicada pelo passado musical do topetudo vocalista Wes Leavins: “Encontrei minha voz no início da adolescência, quando comecei a passar muito tempo com meus avós e meus amigos. Havia uma justaposição entre o que meus avós estavam ouvindo e o que meus amigos estavam ouvindo. Então meus amigos estavam ouvindo muitas coisas como The Strokes e Radiohead, enquanto meus avós estavam ouvindo Roy Orbison, Frank Sinatra e Elvis Presley e coisas assim”, afirmou em entrevista ao NME.
Maior destaque no trabalho de Brigitte Calls Me Baby, a voz de barítono de Leavins tanto pode remeter ao estilo de cantar de Elvis quanto do vocalista dos Smiths (até por compartilharem muitas das referências), vide a melodiosa faixa homônima que inicia os trabalhos no debut do grupo, seja pela estrutura do arranjo ou pelos versos repletos de romantismo: “Oh, se a vida pudesse ser tão gentil / Então eu não me importaria em estar vivo”; ou no Country-Folk de “You Are Only Made of Dreams”.
Meus amigos estavam ouvindo muitas coisas como The Strokes e Radiohead, enquanto meus avós estavam ouvindo Roy Orbison, Frank Sinatra e Elvis Presley e coisas assim
Apesar desse ar nostálgico, chama a atenção o título do disco, algo como “O futuro é a nossa saída”. É o tipo de dualidade que está presente também nas onze faixas que compõem o disco, que mesclam em suas letras sentimentos de euforia, angústia, incertezas e, também, de busca por uma saída, ainda que de forma extrema ou totalmente idílica: “Não quero passar minha vida com ninguém além de você/oh, eu quero morrer na sua garagem para quatro carros” (I Wanna Die in the Suburbs).
+++ Leia sobre ‘Nothing Hurt and Everything Was Beautiful’, de Virgins
Alguns poderão acusar Brigitte Calls Me Baby de meros apropriadores da obra alheia, outros gratificados pela inusitada mistura proposta pelo grupo, que se não tem nada de original, no sentido de fazer algo novo, apresenta um conjunto harmonioso de canções que dão coesão a The Future Is Our Way Out, cujo trunfo maior acaba sendo, caindo na repetição, o vocal incomum de Wes.
CURIOSIDADE: O vocalista Wes Leavins era apaixonada pela atriz Brigitte Bardot, chegando até mesmo a lhe escrever cartas. Daí o nome da banda.
No Comment