FRANCES HA | S/T (2012)


Frances Ha, cena do filme

“Frances Ha é uma comédia de Noah Baumbach que trata com humor e delicadeza a frustração das expectativas”

Greta Gerwig é definitivamente uma das grandes vozes femininas do cinema atual. Sua personagem, Frances Ha é realmente um presente: uma jovem que sonha com uma carreira artística, sem necessariamente possuir o talento para tanto. Extremamente profunda, desorganizada, alegre e otimista que conquista o nosso afeto logo nos primeiros minutos.

O filme narra a difícil transição que todos passamos ao crescer através da estória de Frances que divide o apartamento com sua amiga Sophie (Mickey Sumner). Ambas possuem 27 anos, são recém-formadas, cheias de sonhos e angústias. As duas vivem uma amizade íntima e genuína.

Frances Ha, imagem do filme

O diretor Noah Baumbach conduz cada cena de forma tão simples que parece estar conversando com o espectador. O roteiro, escrito pela atriz principal, é sagaz e inquieto, traduzindo bem aquela época da vida em que você ainda se sente jovem ao mesmo tempo em que o universo dá várias dicas de que o tempo está passando. A trilha sonora é a cereja do bolo! Embala e emoldura o toque de nouvelle vague no que diz respeito à estética do diretor que opta por uma fotografia totalmente em branco e preto.

Frances Ha é um filme sobre uma mulher que vê chegar o seus quase 30 anos, mas que ainda dança no meio da rua, dorme de meias e não está ali para corresponder a pressão social alguma.

Que deseja se arriscar e aprender, e que embora tenha medo da solidão, não desistiu de seus sonhos e continuou provando, de novo e de novo, que de um jeito ou outro ela receberia o seu reconhecimento — não necessariamente como desejava quando mais jovem, mas se adaptando às condições que surgiram em seu caminho e que são transformados em novos sonhos. Frances busca vencer na vida, ter amor, bons amigos, trabalho na área de afinidade, um canto para chamar de seu, ou seja, aspirações comuns.

Frances Ha, imagem do filme

O filme retrata com humor e delicadeza a frustração das expectativas. Trata da vida das pessoas comuns, de gente como a gente. Em momentos que nos deparamos com tantas produções recheadas de heróis ou gênios, Frances Há traz o que pouco se mostra na telona: fatos reais vividos por gente de carne e osso, confusas e nascidas no século XXI. Ela dá foco e projeção a um mundo composto por pessoas de QI normal, de habilidades medianas, de possibilidades suadas e de muito mais esforço do que de brilhantismo.

Uma jornada incansável de uma jovem mulher “inamorável” – como ela se define-  em busca de amadurecimento e realização pessoal . Frances Ha é tão honesto como cativante, uma verdadeira lufada de frescor em meio às grandes produções Hollywodianas que chegam apenas para roubar todo o nosso oxigênio.


LEIA TAMBÉM:

VI E RECOMENDO: JACKIE | S/T (2016)
VI E RECOMENDO: O ESCÂNDALO | Bombshell (2019)


Frances Ha, poster do filme

:: FICHA TÉCNICA:

Gênero: Comédia, Drama, Romance
País: EUA
Duração: 1h26min
Direção: Noah Baumbach
Roteiro: Noah Baumbach, Greta Gerwig
Elenco:  Greta Gerwig (Frances), Mickey Sumner (Sophie), Adam Driver (Lev), Michael Esper (Dan),  Michael Zegen (Benji) e outros.
Data de Lançamento: 23 de agosto de 2013 (Brasil)
Censura: 14 anos
Avaliações: IMDB | Rotten Tomatoes

 

 


:: Assista ao trailer do filme:


Anteriores SHOEGAZER ALIVE #14 | Hum, Mooncult, Teenage Sin Taste, Zoongideewin & Youth
Próximo MORTE ÀS SEIS DA TARDE | The Plagues of Breslau (2018)

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE SEU COMENTÁRIO

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *