CLINIC – Wheeltappers And Shunters (2019)



“Wheeltappers And Shunters dá continuidade ao mundo estranho e caótico do Clinic.”

Clinic, de Liverpool, é o tipo de banda que você pode gostar, se aventurar e contemplar toda uma discografia ou simplesmente pode deixá-la de lado e sequer indicá-la para algum querido amigo ouvinte. Ou então, você está ouvindo algum disco do grupo em casa e sua mãe lhe pergunta como você consegue ouvir algo assim, tão estranho. Mesmo com tantas influências (The Fall, Suicide, Faust), Clinic é uma banda com uma idiossincrasia forte que praticamente não mudou ao longo dos 7 discos. A estrutura das melodias é incorporada de efeitos e zumbidos, a parte eletrônica é composta de elementos vintages criando paisagens atípicas, tudo numa roupagem clássica do punk onde baixo e a guitarra nunca perdem suas forças. Some a isso também a voz ácida, peculiar e não tão digerível do vocalista Ade Blackburn.

Depois de um hiato de 7 anos, o oitavo álbum chega mantendo as características icônicas do grupo. São 12 faixas que não ultrapassam os 30 minutos dentro de um caos sonoro que a própria banda consolidou.

‘Complex’ ganha batida dançante com sua bateria eletrônica, ‘Rubber Bullets’ enfatiza uma guitarra que pretende se arrastar para o blues, ‘Ferryboat Of The Mind’ resvala para uma western music com direito a harmônica, a urgente e direta ‘D.I.S.C.I.P.L.E’ é a que mais resgata a essência do punk novaiorquino no final dos 70’s. A psicodelia também não foge à regra na sonoridade do Clinic e aparece em ‘Be Yourself/Year of The Sadist’, igualmente aposte também no krautrock como inspiração para a banda (‘Mirage’).

O título do disco pega emprestado o nome de um obscuro programa de TV britânico dos 70’s chamado The Wheeltappers and Shunters Social Club.

::NOTA: 6,8


NOTA DOS REDATORES:
Eduardo Juliano:
Isaac Lima:
Luciano Ferreira:

MÉDIA: 6,8


::LEIA TAMBÉM:
PIROSHKA – BRICKBAT (2019)
NORTH ATLANTIC OSCILLATION – GRIND SHOW (2018)


::FAIXAS:
01. Laughing Cavalier
02. Complex
03. Rubber Bullets
04. Tiger
05. Ferryboat Of The Mind
06. Mirage
07. D.I.S.C.I.P.L.E
08. Flying Fish
09. Be Yourself/Year of the Sadist
10. Congratulations
11. Rejoice!
12. New Equations (At The Copacabana)


::Mais Informações: Domino Music/Facebook


::O vídeo oficial de ‘Rubber Bullets’:

Previous LOCAL NATIVES – Violet Street (2019)
Next BOOGARINS – Sombrou Dúvida (2019)

No Comment

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *