‘Mary e Max’ e a valorização da amizade em animação adulta e carregada de emoção


imagem do filme mary and max

Pode uma animação trazer mil pensamentos e ideias para você? Pode exigir até que, para resenhá-la, você tente se esforçar para usar seu talento máximo na escrita? E quando falta ao autor do texto compreensão semântica e desenvoltura para descrever algo tão multifacetado? Dilemas à parte, ‘Mary e Max’ cai naquela tese de que certas produções cinematográficas não precisam ser descritas ou recomendadas, precisam sim ser descobertas por si mesmo. O autor do texto (neste caso, eu) o faz por desencargo de consciência e para alertar alguém que ainda, na pior das hipóteses, deixou passar batido.

A animação é feita utilizando da técnica das massinhas de modelar. Faz lembrar do antigo desenho Mio Mao, criado pelo italiano Francesco Misseri, e que encantava muito. Enquanto a dupla de gatinhos trazia um ar bem humorado, Max And Mary traz melancolia em todo seu cerne. Tanto que comparo essa animação tão triste a As Bicicletas de Belleville (2003).

Ele retrata de forma fiel o poder da comunicação e da amizade. Por ser baseada em fatos reais, traz muita verossimilhança com nossas vidas. Eu mesmo, fiz muita amizade neste mundo virtual e sequer conheço esses amigos virtuais em carne e osso, porém tenho muito apreço por eles. Claro que o filme se passa na década de 70, e o meio de comunicação então era a máquina de escrever.

Tanto Mary (uma menina de oito anos da Austrália) quanto Max (um quarentão obeso de Nova Iorque) tem muito em comum, apesar de só trocarem assuntos por cartas. Mary, entretanto, pretende fazer uma economia para poder visitar o amigo americano.

Solitários e caseiros, melancólicos e com falta de sintonia em relação ao mundo que os cerca, com fobias e esperando ali, apenas um momento único para conheceram uma verdadeira amizade. Ela chega numa simples jogada de destino.

A bem da verdade, Mary tem sua família, alheia a tudo. Mãe alcoólatra e cleptomaníaca e o pai pensa apenas em trabalhar com a arte da taxidermia nos fundos do quintal.

Um dos pontos fortes de Mary and Max são as falas do narrador. Por exemplo, logo no início, ao traçar as características de ambos os personagens, o espectador precisa ficar atento cada quadro de animação.

Carregado de um humor finíssimo (como há muito tempo não se vê), você sente ternura com ambos, e ainda consegue se tornar cúmplice, meio que disfarçadamente e com um pingo de remorso, das vicissitudes de ambos. Deve-se atentar para o momento em que Max vai relatando seus empregos.

Mesmo os personagens secundários não perdem o charme na narrativa. O vizinho de Mary é um cadeirante que tem agorafobia (mas a menina acha que ele tem ‘homofobia’) e vive tentando conseguir sair de casa. Enquanto a vizinha de Max é uma idosa cega que o ajuda em algumas tarefas ou mesmo atrapalha – não de forma intencional.

Muito mais além, as cartas trocadas entre os dois personagens tratam da filosofia, das dificuldades do amor, dúvidas, religião, temas sociais e de muito chocolate (até). Em contrapartida, a amizade entre os dois personagens, ao longo da história, não será tão fácil. Como tudo que a vida apronta, há empecilhos, mal entendidos e pedidos de desculpas. Muitas reviravoltas cercarão o espectador, até que ele caia desabando de lágrimas com as cenas finais.

Numa época da valorização do colorido demasiado, da técnica 3D ou da (super) computadorização, de algumas apelações na mídia, é imprescindível animações do nível de Mary And Max. Uma produção que talvez faça dar aquele abraço no seu amigo mais próximo ou mesmo guardar as cartas (ou e-mails) dos amigos mais distantes. Sinta-se à vontade.

NOTA: 9,2


LEIA TAMBÉM:

BABADOOK (The Babadook, 2014)

PERSÉPOLIS (Persepolis, 2007)


cartaz animação australiana mary and max de 2009

FICHA TÉCNICA:

Gênero: Animação, Comédia, Drama
Duração: 1h32min
Direção: Adam Elliot
Roteiro: Adam Elliot
Elenco (Vozes): Toni Collette, Philip Seymour Hoffman, Eric Bana e outros
Data de lançamento: 16 de abril de 2010 (Brasil)
Censura: 12 anos
Distribuição: IFC Films
IMDB: Mary e Max: Uma Amizade Diferente
Rotten Tomatoes: Mary and Max

 

 


:: Assista abaixo ao trailer do filme:

Previous TRÊS DISCOS: Big Troubles, Amusement Parks on Fire, Alcest
Next She Wants Revenge mostra avanços, mas 'This is Forever' provoca déjà vu

No Comment

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *