Novos singles de Whitelands, Luster, Deary, Nothing e Sungaze; OUÇA


whitelands-BAND-2025

Novos lançamentos Shoegaze agitam a cena musical onde as guitarras viajadas são um espetáculo

Essa primeira edição de 2026 da coluna Shoegazer World marca o retorno da mesma após um longo hiato. Dando uma geral em alguns lançamentos desde os primeiros dias do ano, trazemos Whitelands, uma das bandas mais interessantes da nova geração Shoegaze britânica; um novo single arrebatador do Luster; as ambientações etéreas do Deary; o peso da bateria e a violência das guitarras do Nothing; e, por fim, a melancolia e melodia do Sungaze com seu mais recente single.

+++ OUÇA/SALVE/CURTA NOSSA PLAYLIST SHOEGAZER WORLD 2026 #1

WHITELANDS – BLANKSPACE

Night-bound Eyes Are Blind to the Day (2024) comprovou que o quarteto londrino Whitelands é uma das melhores bandas de Shoegaze da atualidade. E eles estão prestes a lançar Sunlight Echoes, seu terceiro álbum, o segundo pelo selo Sonic Cathedral – o lar das bandas shoegazers britânicas. “Blankspace” é o mais recente single de uma sequencia que inclui: “Heat of the Summer”, “Glance” e “Songbird (Forever)”, lançados em 2025.

Comentando sobre a faixa, o vocalista e guitarrista Etienne Quartey-Papafio afirmou que “Eu me deparei com a mortalidade e coisas muito difíceis. Ainda não sei bem como falar sobre isso”.

“Blankspace” tem pouco mais de três minutos e a vibração remete aos trabalhos do Chapterhouse, uma das bandas fundadores do Shoegaze.

+++ SAIBA MAIS SOBRE WHITELANDS

LUSTER – DON’T NEED YOU

Após dois singles em sequencia em abril de 2025, os shoegazers de Los Angeles Luster deram as caras já no primeiro dia de 2026 com o single “Dont Need You”. Desde o ótimo Turbulence (2020) que o grupo não lança um álbum cheio, optando por singles e EP’s – e foram vários nos últimos anos

“Dont Need You” foi produzida pela própria banda, com mixagem e e masterização de Nick Basset, ex-baixista da banda Nothing e guitarrista principal da Whirr.

Com uma bateria vibrante, “Dont Need You” exala ecos de My Bloody Valentine nos vocais preguiçosos e nos riffs de guitarra envoltos em efeitos de pedal tremolo.

DEARY – SEABIRD

O envolvimento etéreo de “Seabird”, o novo single do trio londrino Deary soa como a promessa de um álbum belíssimo por vir. Trilhando por um caminho conhecido pelos fãs do Dreampop, onde guitarras etéreas se encontram com vocais delicados, “Seabird” é uma descendente direta da sonoridade perpetrada por bandas como os originais Cocteau Twins.

E as conexões com a banda oitentista escocesa não param por aí, Birding, seu álbum de estreia, será lançado pela gravadora Bella Union, que foi fundada pelos membros do Cocteau Twins e atualmente é capitaneada por Simon Raymonde.

Deary é formada por Ben Easton (guitarra), Dottie Cockram (vocal, guitarra) e Harry Catchpole (bateria). A vocalista comentou sobre o single e o álbum:  “Eu realmente me envolvi em ler sobre pássaros e todas essas histórias históricas e poesias sobre eles. Você encontra essas belas imagens de pássaros que representam a esperança, mas também são animais. Alguns deles, como urubus e corvos, são sinal de morte para algumas pessoas. Eles representam todos esses elementos diferentes, que EU acho que resumem muito do álbum”.

NOTHING – TOOTHLESS COAL

Dominic Palermo é o nome por trás do Nothing desde a sua fundação, em 2010. Entre mudanças diversas de formação, para 2026 o grupo tem agendado  o seu quinto álbum de inéditas, A Short History of Decay, que sai pelo selo Run For Cover Records. “Toothless Coal” é o mais recente single do grupo, onde mostram influências de Industrial mas se mantém firma no seu Shoegaze de batidas violentas e guitarras furiosas.

Para Palermo, que enfrenta uma doença degenerativa, o novo álbum pode ser considerado “um capítulo final”, a conclusão de uma história que começou com Guilty of Everything — outro álbum sobre o tempo, o arrependimento e o confronto com verdades incômodas — e agora se resolve com A Short History of Decay. Tanto um retrato do passado de Palermo quanto um salto para o futuro do Nothing.

SUNGAZE – ALWAYS LOOKING BEHIND

Quem também está em contagem regressiva para um novo álbum, o quarto, é o quinteto Sungaze. Com a emotiva “Always Looking Behind” eles chegam ao quinto single de I’m No Longer Afraid of Heights, seu novo álbum. Com uma letra de tom pessoal , a canção é lenta, embalada por guitarras melodiosas e um solo (algo incomum no gênero) cheio de profundidade, e enriquecida pelo vocal etéreo de Ivory Snow.

Falando sobre a canção e sua letra, a vocalista, que perdeu o pai aos 17 anos, declarou: “Eu vejo essa música como uma conversa entre o meu eu atual e a minha versão de 17 anos que sentia como se o mundo dela estivesse desmoronando, como se ela estivesse morrendo ao lado de sua pessoa favorita. Eu queria permitir que ela contasse sua história, através de suas próprias lentes”.

+++ ENCONTRE MAIS SOBRE SHOEGAZE NO URGE!

OUÇA A PLAYLIST DA COLUNA:

 

 

Previous Kim Gordon lança “Not Today” e anuncia novo álbum "Play Me"; SAIBA MAIS
This is the most recent story.

No Comment

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *