Shearwater toca na íntegra ‘Lodger’, de David Bowie; Assista


Shearwater plays Bowie, Lodger

David Bowie (1947-2016) certamente é um dos artistas mais coverizados de todos os tempos. Uma “googleada” com os termos cover + Bowie trará uma quantidade enorme de resultados e versões as mais surpreendentes possível.

Não tinha como ser diferente, Bowie é um dos artistas mais influentes (e multifacetados) de todos os tempos, e após a sua morte sua obra se tornou ponto de interesse maior ainda do que quando em vida. Dentre o sem número de artistas fãs da música do “camaleão”, encontramos o quinteto texano (de Austin) Shearwater, capitaneado pelo vocalista e guitarrista Jonathan Meiburg.

Em 2016, o grupo lançou ‘Shearwater Plays Lodger (2016 AV Club Version)’, álbum tributo que traz versões para todas as faixas para o terceiro álbum da chamada “Trilogia de Berlin”, de Bowie. Essa trilogia consiste de três álbuns lançados por Bowie no período em que residiu em Berlin, na segunda metade da década de 70: Low (1977), Heroes (1977) e Lodger (1979) – considerados por muitos a melhor fase do músico. Todos os álbuns foram produzidos por Tony Visconti e teve participação de músicos como Brian Eno, Carlos Alomar, Robert Fripp, Adrian Belew e outros.

Shearwater Plays Lodger

Meiburg comentou sobre como surgiu o projeto:

“Em 2015, enquanto estávamos decidindo o que tocar para a turnê Jet Plane e Oxbow, decidimos cobrir todo o álbum Lodger de David Bowie como um desafio divertido. Durante nossa preparação para a turnê, recebemos a notícia de que ele havia falecido e, devastados, pensamos melhor se ainda deveríamos fazer o cover do álbum. No final, decidimos fazê-lo como uma homenagem”

E disse mais sobre o resultado:

“Acabamos realizando quatro vezes em sua totalidade durante 2016. Originalmente, entramos no AV Club para fazer um cover de “Kick in the Eye” do Bauhaus para a série Undercover. Mas quando eles souberam que poderíamos fazer Lodger na íntegra, eles nos deixaram gravar isso também”.

A banda voltaria a repetir a dose de forma expandida em outubro de 2018, apresentando não um mas os três álbuns de “Trilogia de Berlim” na íntegra e com a participação de vários músicos/amigos como convidados: Jamie Stewart (Xiu Xiu), Ed Rodriguez (Deerhoof), Travis Laplante (Battle Trance), Eliot Krimsky (Glass Ghost) e Dan Duszynski (Loma), além da presença do guitarrista Carlos Alomar na versão de “Warszawa”. Esses shows foram  posteriormente lançados em formato apenas digital e encontram-se disponíveis na página do Shearwater no Bandcamp.

Formado em 1999, a banda tem uma discografia extensa, com destaques para os álbuns Palo Santo (2006), Rook (2008) e The Golden Archipelago (2010). The Great Awakening (2022) foi o último álbum lançado pelo Shearwater.


Previous Novo RHCP a caminho e novas do Dry Cleaning, Preoccupations e mais; Ouça
Next Warpaint no programa 'From The Basement'; Assista

No Comment

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *